Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271 |
Resumo: | Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes. |
id |
ITA_6d3b48d7b11b9bfd3222ab7c6c152540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:271 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.Instrução assistida por computadorAvaliação de desempenhoAprendizagemMétodos educacionaisRepresentação do conhecimentoMétodos computacionaisAmbiente de programaçãoInstrução programadaEngenharia de softwareEducaçãoMuitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes.Instituto Tecnológico de AeronáuticaNizam OmarEdson Pinheiro Pimentel2006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:271http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:53.758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
title |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
spellingShingle |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. Edson Pinheiro Pimentel Instrução assistida por computador Avaliação de desempenho Aprendizagem Métodos educacionais Representação do conhecimento Métodos computacionais Ambiente de programação Instrução programada Engenharia de software Educação |
title_short |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
title_full |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
title_fullStr |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
title_full_unstemmed |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
title_sort |
Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. |
author |
Edson Pinheiro Pimentel |
author_facet |
Edson Pinheiro Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nizam Omar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Edson Pinheiro Pimentel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrução assistida por computador Avaliação de desempenho Aprendizagem Métodos educacionais Representação do conhecimento Métodos computacionais Ambiente de programação Instrução programada Engenharia de software Educação |
topic |
Instrução assistida por computador Avaliação de desempenho Aprendizagem Métodos educacionais Representação do conhecimento Métodos computacionais Ambiente de programação Instrução programada Engenharia de software Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes. |
description |
Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Instrução assistida por computador Avaliação de desempenho Aprendizagem Métodos educacionais Representação do conhecimento Métodos computacionais Ambiente de programação Instrução programada Engenharia de software Educação |
_version_ |
1706809256034959360 |