Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Edson Pinheiro Pimentel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271
Resumo: Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes.
id ITA_6d3b48d7b11b9bfd3222ab7c6c152540
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:271
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.Instrução assistida por computadorAvaliação de desempenhoAprendizagemMétodos educacionaisRepresentação do conhecimentoMétodos computacionaisAmbiente de programaçãoInstrução programadaEngenharia de softwareEducaçãoMuitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes.Instituto Tecnológico de AeronáuticaNizam OmarEdson Pinheiro Pimentel2006-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:271http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:53.758Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
title Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
spellingShingle Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
Edson Pinheiro Pimentel
Instrução assistida por computador
Avaliação de desempenho
Aprendizagem
Métodos educacionais
Representação do conhecimento
Métodos computacionais
Ambiente de programação
Instrução programada
Engenharia de software
Educação
title_short Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
title_full Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
title_fullStr Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
title_full_unstemmed Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
title_sort Um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz.
author Edson Pinheiro Pimentel
author_facet Edson Pinheiro Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nizam Omar
dc.contributor.author.fl_str_mv Edson Pinheiro Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução assistida por computador
Avaliação de desempenho
Aprendizagem
Métodos educacionais
Representação do conhecimento
Métodos computacionais
Ambiente de programação
Instrução programada
Engenharia de software
Educação
topic Instrução assistida por computador
Avaliação de desempenho
Aprendizagem
Métodos educacionais
Representação do conhecimento
Métodos computacionais
Ambiente de programação
Instrução programada
Engenharia de software
Educação
dc.description.none.fl_txt_mv Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes.
description Muitos métodos de avaliação utilizados no atual Sistema Educacional não fornecem informações que dêem suporte para a aprendizagem. Da mesma forma, a maior parte dos ambientes computacionais de aprendizagem não dão a devida importância ao processo de avaliação e ao uso que pode ser feito com as informações coletadas a respeito do nível de conhecimentos do aprendiz. Conseqüentemente, estes ambientes não são capazes de responder, a qualquer momento, o que o aprendiz sabe ou não sabe. Conhecer o que o estudante sabe e o que ele não sabe é o primeiro passo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Lacunas de aprendizagem causadas pela ausência de pré-requisitos contribuem para ampliar as dificuldades de aprendizagem. O ensino de habilidades metacognitivas de forma que o estudante tenha o controle da própria aprendizagem e a avaliação contínua com a respectiva realimentação são assenciais neste processo, de modo que o aprendiz aprenda a aprender. Este trabalho apresenta um modelo para avaliação e acompanhamento contínuo do nível de aquisição de conhecimentos do aprendiz. O modelo proporciona condições para o monitoramento detalhado do nível cognitivo e metacognitivo do aprendiz por parte de todos os envolvidos no sistema educativo, principalmente o professor e o estudante. Além disso, a especificação de uma arquitetura computacional para o modelo apresentado, serve como uma diretriz para a incorporação do mesmo em Sistemas Instrucionais Inteligentes.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Instrução assistida por computador
Avaliação de desempenho
Aprendizagem
Métodos educacionais
Representação do conhecimento
Métodos computacionais
Ambiente de programação
Instrução programada
Engenharia de software
Educação
_version_ 1706809256034959360