ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=192 |
Resumo: | Devido à grande expansão da educação à distância (EAD) na última década, o interesse por ensino e aprendizagem nessa modalidade tem aumentado de forma notável em muitos países. Nesse contexto, expandiu-se a utilização e criação de ambientes computacionais chamados Learning Management System (LMS), que são ambientes de apoio a EAD com ferramentas de comunicação (forum, email, chat, etc), coordenação (avisos, planos de aula, tarefas, avaliação, acompanhamento de participação, etc), cooperação (whiteBoard, repositório de trabalhos, etc), conteúdo (webcasting, questionários on-line, apresentações), avaliação (provas on-line), pedagógicas (interação com outros participantes, níveis de participação, etc). Além das ferramentas citadas, que são comuns na maioria dos LMS, temos a necessidade de incluir novas funcionalidades nos ambientes EAD, tais como: a criação e o armazenamento de objetos de aprendizagem (Learning Objects) (que são importantes no ensino de exatas: Física, Matemática e Química); ferramentas de áudio e vídeo conferência; simulações .Baseado nessas idéias, analisamos alguns LMS existentes, e essa análise trouxe importantes subsídios para a modelagem e implementação do LMS denominado, Ambiente Computacional de Ensino a Distância (ACED). Para validar e testar o ACED foi implementado o curso de FIS24 - Mecânica de um Sistema de Partículas e Gravitação, curso esse ministrado no departamento de Física do ITA. |
id |
ITA_15b605e9e77d56e328857923b3221727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:192 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância.Ensino à distânciaInstrução programadaInstrução assistida por computadorMétodos educacionaisEngenharia de softwareEducaçãoDevido à grande expansão da educação à distância (EAD) na última década, o interesse por ensino e aprendizagem nessa modalidade tem aumentado de forma notável em muitos países. Nesse contexto, expandiu-se a utilização e criação de ambientes computacionais chamados Learning Management System (LMS), que são ambientes de apoio a EAD com ferramentas de comunicação (forum, email, chat, etc), coordenação (avisos, planos de aula, tarefas, avaliação, acompanhamento de participação, etc), cooperação (whiteBoard, repositório de trabalhos, etc), conteúdo (webcasting, questionários on-line, apresentações), avaliação (provas on-line), pedagógicas (interação com outros participantes, níveis de participação, etc). Além das ferramentas citadas, que são comuns na maioria dos LMS, temos a necessidade de incluir novas funcionalidades nos ambientes EAD, tais como: a criação e o armazenamento de objetos de aprendizagem (Learning Objects) (que são importantes no ensino de exatas: Física, Matemática e Química); ferramentas de áudio e vídeo conferência; simulações .Baseado nessas idéias, analisamos alguns LMS existentes, e essa análise trouxe importantes subsídios para a modelagem e implementação do LMS denominado, Ambiente Computacional de Ensino a Distância (ACED). Para validar e testar o ACED foi implementado o curso de FIS24 - Mecânica de um Sistema de Partículas e Gravitação, curso esse ministrado no departamento de Física do ITA.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Silvério Edmundo GermanoFretz Sievers Junior2005-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=192reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:192http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:39.921Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
title |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
spellingShingle |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. Fretz Sievers Junior Ensino à distância Instrução programada Instrução assistida por computador Métodos educacionais Engenharia de software Educação |
title_short |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
title_full |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
title_fullStr |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
title_full_unstemmed |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
title_sort |
ACED - Ambiente Computacional de Ensino a Distância. |
author |
Fretz Sievers Junior |
author_facet |
Fretz Sievers Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
José Silvério Edmundo Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fretz Sievers Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Instrução programada Instrução assistida por computador Métodos educacionais Engenharia de software Educação |
topic |
Ensino à distância Instrução programada Instrução assistida por computador Métodos educacionais Engenharia de software Educação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Devido à grande expansão da educação à distância (EAD) na última década, o interesse por ensino e aprendizagem nessa modalidade tem aumentado de forma notável em muitos países. Nesse contexto, expandiu-se a utilização e criação de ambientes computacionais chamados Learning Management System (LMS), que são ambientes de apoio a EAD com ferramentas de comunicação (forum, email, chat, etc), coordenação (avisos, planos de aula, tarefas, avaliação, acompanhamento de participação, etc), cooperação (whiteBoard, repositório de trabalhos, etc), conteúdo (webcasting, questionários on-line, apresentações), avaliação (provas on-line), pedagógicas (interação com outros participantes, níveis de participação, etc). Além das ferramentas citadas, que são comuns na maioria dos LMS, temos a necessidade de incluir novas funcionalidades nos ambientes EAD, tais como: a criação e o armazenamento de objetos de aprendizagem (Learning Objects) (que são importantes no ensino de exatas: Física, Matemática e Química); ferramentas de áudio e vídeo conferência; simulações .Baseado nessas idéias, analisamos alguns LMS existentes, e essa análise trouxe importantes subsídios para a modelagem e implementação do LMS denominado, Ambiente Computacional de Ensino a Distância (ACED). Para validar e testar o ACED foi implementado o curso de FIS24 - Mecânica de um Sistema de Partículas e Gravitação, curso esse ministrado no departamento de Física do ITA. |
description |
Devido à grande expansão da educação à distância (EAD) na última década, o interesse por ensino e aprendizagem nessa modalidade tem aumentado de forma notável em muitos países. Nesse contexto, expandiu-se a utilização e criação de ambientes computacionais chamados Learning Management System (LMS), que são ambientes de apoio a EAD com ferramentas de comunicação (forum, email, chat, etc), coordenação (avisos, planos de aula, tarefas, avaliação, acompanhamento de participação, etc), cooperação (whiteBoard, repositório de trabalhos, etc), conteúdo (webcasting, questionários on-line, apresentações), avaliação (provas on-line), pedagógicas (interação com outros participantes, níveis de participação, etc). Além das ferramentas citadas, que são comuns na maioria dos LMS, temos a necessidade de incluir novas funcionalidades nos ambientes EAD, tais como: a criação e o armazenamento de objetos de aprendizagem (Learning Objects) (que são importantes no ensino de exatas: Física, Matemática e Química); ferramentas de áudio e vídeo conferência; simulações .Baseado nessas idéias, analisamos alguns LMS existentes, e essa análise trouxe importantes subsídios para a modelagem e implementação do LMS denominado, Ambiente Computacional de Ensino a Distância (ACED). Para validar e testar o ACED foi implementado o curso de FIS24 - Mecânica de um Sistema de Partículas e Gravitação, curso esse ministrado no departamento de Física do ITA. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=192 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Ensino à distância Instrução programada Instrução assistida por computador Métodos educacionais Engenharia de software Educação |
_version_ |
1706809255217070080 |