Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Gonçalves de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2894
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para dimensionamento de Sistemas de Separação Água/Óleo destinados ao tratamento de efluentes provenientes do escoamento superficial em áreas de pátios e pistas de aeroportos, onde há ocorrência de vazamentos ou derramamentos de óleos, graxas, combustíveis e outros hidrocarbonetos derivados do petróleo, resultantes das operações de aeronaves e veículos de apoio ao solo. As metodologias existentes baseiam-se apenas no dimensionamento dos Separadores de Água/Óleo podendo ser empregadas em áreas que não proporcionem grandes vazões de projeto, tais como pisos de hangares, postos de abastecimento de combustíveis e pequenas áreas para estacionamento. Para garantir a máxima eficiência ao sistema, foi avaliada por meio da realização de ensaios de laboratório em amostras de água de chuva coletadas em eventos de precipitação, ocorridos em um pátio de estacionamento de aeronaves, a precipitação mínima necessária à remoção da quantidade de óleo existente no pavimento até o nível de concentração mínimo de 20 mg/L. A concentração de óleo das amostras foi determinada pelo método de evaporação da fase aquosa em estufa a 85C, desenvolvido neste estudo, cujos resultados apresentaram percentuais de erro entre 0,7% e 2,2%, e percentual mínimo de recuperação do solvente de extração de 97,8%, estando acima do valor recomendado pelo método 5520 B do Standard Methods. Com base nos valores de concentração de óleo obtidos para as amostras coletadas em quatro eventos de precipitação foi possível estabelecer um first flush mínimo de 16 mm necessários à remoção das partículas oleosas existentes. O sistema proposto teve como objetivo garantir o armazenamento da parcela estabelecida pelo first flush em um Tanque de Equalização para posterior encaminhamento para um Separador de Água/Óleo com vazão que não exceda a sua capacidade. Para avaliar a metodologia proposta foi realizado um estudo de caso no pátio de aeronaves do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, cujos resultados do dimensionamento mostraram uma redução na área do Sistema de Separação Água/Óleo de 80,1% em relação à área total necessária a um Separador de Água/Óleo, sem o tanque de equalização, para tratamento da vazão de pico. Apesar da área do Tanque de Equalização ter representado 82% da área total necessária à implantação do sistema, quando comparada ao tamanho do pátio em estudo, representou apenas 1,2% da área total, evidenciando que a viabilidade de implantação do Sistema de Separação Água/Óleo estará mais relacionada a uma questão de espaço do que de custo.
id ITA_32181b86b22aff098e2136bf7fa87685
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2894
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportosAeroportosPistas (de pouso e decolagem)ÁguaÓleosManutençãoEngenharia aeronáuticaO presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para dimensionamento de Sistemas de Separação Água/Óleo destinados ao tratamento de efluentes provenientes do escoamento superficial em áreas de pátios e pistas de aeroportos, onde há ocorrência de vazamentos ou derramamentos de óleos, graxas, combustíveis e outros hidrocarbonetos derivados do petróleo, resultantes das operações de aeronaves e veículos de apoio ao solo. As metodologias existentes baseiam-se apenas no dimensionamento dos Separadores de Água/Óleo podendo ser empregadas em áreas que não proporcionem grandes vazões de projeto, tais como pisos de hangares, postos de abastecimento de combustíveis e pequenas áreas para estacionamento. Para garantir a máxima eficiência ao sistema, foi avaliada por meio da realização de ensaios de laboratório em amostras de água de chuva coletadas em eventos de precipitação, ocorridos em um pátio de estacionamento de aeronaves, a precipitação mínima necessária à remoção da quantidade de óleo existente no pavimento até o nível de concentração mínimo de 20 mg/L. A concentração de óleo das amostras foi determinada pelo método de evaporação da fase aquosa em estufa a 85C, desenvolvido neste estudo, cujos resultados apresentaram percentuais de erro entre 0,7% e 2,2%, e percentual mínimo de recuperação do solvente de extração de 97,8%, estando acima do valor recomendado pelo método 5520 B do Standard Methods. Com base nos valores de concentração de óleo obtidos para as amostras coletadas em quatro eventos de precipitação foi possível estabelecer um first flush mínimo de 16 mm necessários à remoção das partículas oleosas existentes. O sistema proposto teve como objetivo garantir o armazenamento da parcela estabelecida pelo first flush em um Tanque de Equalização para posterior encaminhamento para um Separador de Água/Óleo com vazão que não exceda a sua capacidade. Para avaliar a metodologia proposta foi realizado um estudo de caso no pátio de aeronaves do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, cujos resultados do dimensionamento mostraram uma redução na área do Sistema de Separação Água/Óleo de 80,1% em relação à área total necessária a um Separador de Água/Óleo, sem o tanque de equalização, para tratamento da vazão de pico. Apesar da área do Tanque de Equalização ter representado 82% da área total necessária à implantação do sistema, quando comparada ao tamanho do pátio em estudo, representou apenas 1,2% da área total, evidenciando que a viabilidade de implantação do Sistema de Separação Água/Óleo estará mais relacionada a uma questão de espaço do que de custo.Instituto Tecnológico de AeronáuticaNadiane Smaha KrukRoberto Gonçalves de Carvalho2014-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2894reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:59Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2894http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:40:20.402Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
title Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
spellingShingle Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
Roberto Gonçalves de Carvalho
Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Água
Óleos
Manutenção
Engenharia aeronáutica
title_short Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
title_full Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
title_fullStr Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
title_full_unstemmed Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
title_sort Proposta de dimensionamento de sistema de separação água/óleo para pátios e pistas de aeroportos
author Roberto Gonçalves de Carvalho
author_facet Roberto Gonçalves de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nadiane Smaha Kruk
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Gonçalves de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Água
Óleos
Manutenção
Engenharia aeronáutica
topic Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Água
Óleos
Manutenção
Engenharia aeronáutica
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para dimensionamento de Sistemas de Separação Água/Óleo destinados ao tratamento de efluentes provenientes do escoamento superficial em áreas de pátios e pistas de aeroportos, onde há ocorrência de vazamentos ou derramamentos de óleos, graxas, combustíveis e outros hidrocarbonetos derivados do petróleo, resultantes das operações de aeronaves e veículos de apoio ao solo. As metodologias existentes baseiam-se apenas no dimensionamento dos Separadores de Água/Óleo podendo ser empregadas em áreas que não proporcionem grandes vazões de projeto, tais como pisos de hangares, postos de abastecimento de combustíveis e pequenas áreas para estacionamento. Para garantir a máxima eficiência ao sistema, foi avaliada por meio da realização de ensaios de laboratório em amostras de água de chuva coletadas em eventos de precipitação, ocorridos em um pátio de estacionamento de aeronaves, a precipitação mínima necessária à remoção da quantidade de óleo existente no pavimento até o nível de concentração mínimo de 20 mg/L. A concentração de óleo das amostras foi determinada pelo método de evaporação da fase aquosa em estufa a 85C, desenvolvido neste estudo, cujos resultados apresentaram percentuais de erro entre 0,7% e 2,2%, e percentual mínimo de recuperação do solvente de extração de 97,8%, estando acima do valor recomendado pelo método 5520 B do Standard Methods. Com base nos valores de concentração de óleo obtidos para as amostras coletadas em quatro eventos de precipitação foi possível estabelecer um first flush mínimo de 16 mm necessários à remoção das partículas oleosas existentes. O sistema proposto teve como objetivo garantir o armazenamento da parcela estabelecida pelo first flush em um Tanque de Equalização para posterior encaminhamento para um Separador de Água/Óleo com vazão que não exceda a sua capacidade. Para avaliar a metodologia proposta foi realizado um estudo de caso no pátio de aeronaves do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, cujos resultados do dimensionamento mostraram uma redução na área do Sistema de Separação Água/Óleo de 80,1% em relação à área total necessária a um Separador de Água/Óleo, sem o tanque de equalização, para tratamento da vazão de pico. Apesar da área do Tanque de Equalização ter representado 82% da área total necessária à implantação do sistema, quando comparada ao tamanho do pátio em estudo, representou apenas 1,2% da área total, evidenciando que a viabilidade de implantação do Sistema de Separação Água/Óleo estará mais relacionada a uma questão de espaço do que de custo.
description O presente trabalho apresenta uma proposta de metodologia para dimensionamento de Sistemas de Separação Água/Óleo destinados ao tratamento de efluentes provenientes do escoamento superficial em áreas de pátios e pistas de aeroportos, onde há ocorrência de vazamentos ou derramamentos de óleos, graxas, combustíveis e outros hidrocarbonetos derivados do petróleo, resultantes das operações de aeronaves e veículos de apoio ao solo. As metodologias existentes baseiam-se apenas no dimensionamento dos Separadores de Água/Óleo podendo ser empregadas em áreas que não proporcionem grandes vazões de projeto, tais como pisos de hangares, postos de abastecimento de combustíveis e pequenas áreas para estacionamento. Para garantir a máxima eficiência ao sistema, foi avaliada por meio da realização de ensaios de laboratório em amostras de água de chuva coletadas em eventos de precipitação, ocorridos em um pátio de estacionamento de aeronaves, a precipitação mínima necessária à remoção da quantidade de óleo existente no pavimento até o nível de concentração mínimo de 20 mg/L. A concentração de óleo das amostras foi determinada pelo método de evaporação da fase aquosa em estufa a 85C, desenvolvido neste estudo, cujos resultados apresentaram percentuais de erro entre 0,7% e 2,2%, e percentual mínimo de recuperação do solvente de extração de 97,8%, estando acima do valor recomendado pelo método 5520 B do Standard Methods. Com base nos valores de concentração de óleo obtidos para as amostras coletadas em quatro eventos de precipitação foi possível estabelecer um first flush mínimo de 16 mm necessários à remoção das partículas oleosas existentes. O sistema proposto teve como objetivo garantir o armazenamento da parcela estabelecida pelo first flush em um Tanque de Equalização para posterior encaminhamento para um Separador de Água/Óleo com vazão que não exceda a sua capacidade. Para avaliar a metodologia proposta foi realizado um estudo de caso no pátio de aeronaves do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, cujos resultados do dimensionamento mostraram uma redução na área do Sistema de Separação Água/Óleo de 80,1% em relação à área total necessária a um Separador de Água/Óleo, sem o tanque de equalização, para tratamento da vazão de pico. Apesar da área do Tanque de Equalização ter representado 82% da área total necessária à implantação do sistema, quando comparada ao tamanho do pátio em estudo, representou apenas 1,2% da área total, evidenciando que a viabilidade de implantação do Sistema de Separação Água/Óleo estará mais relacionada a uma questão de espaço do que de custo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2894
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Aeroportos
Pistas (de pouso e decolagem)
Água
Óleos
Manutenção
Engenharia aeronáutica
_version_ 1706809292334563328