Metodologia para determinação do movimento de passageiros na hora pico nos aeroportos brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2259 |
Resumo: | Este trabalho consiste em estabelecer uma nova metodologia para determinação da hora pico de passageiros para os aeroportos brasileiros. Considera-se, primeiramente, uma análise de conglomerados, agrupando-se os aeroportos pelas similaridades do movimento anual de passageiros, capacidade anual do terminal de passageiros, movimento anual de passageiros em conexão, movimentos anual de passageiros internacionais e eph (Equivalent Peak Hour) registrados no ano de 2011. Esses clusters de aeroportos foram estabelecidos pelo métodos Ward e K-médias. Em seguida propõe-se uma metodologia de estimativa da hora pico partindo-se do cálculo do coeficiente de variação dos movimentos de passageiros, hora a hora, dos últimos sete anos de forma a identificar em que momento ocorre a estabilidade nesses movimentos. Tal nível de estabilidade representa nessa proposta a estimativa de hora pico que servirá como variável exógena para um modelo de regressão linear que determinará o movimento de passageiros na hora pico como uma função das variáveis explicativas que foram utilizadas para a determinação dos clusters. |
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Metodologia para determinação do movimento de passageiros na hora pico nos aeroportos brasileirosAeroportosTerminais de passageirosEstimação de fluxoAnálise de aglomeradosRegressão linearTransporte aéreoPlanejamento de aeroportosEngenharia civilEste trabalho consiste em estabelecer uma nova metodologia para determinação da hora pico de passageiros para os aeroportos brasileiros. Considera-se, primeiramente, uma análise de conglomerados, agrupando-se os aeroportos pelas similaridades do movimento anual de passageiros, capacidade anual do terminal de passageiros, movimento anual de passageiros em conexão, movimentos anual de passageiros internacionais e eph (Equivalent Peak Hour) registrados no ano de 2011. Esses clusters de aeroportos foram estabelecidos pelo métodos Ward e K-médias. Em seguida propõe-se uma metodologia de estimativa da hora pico partindo-se do cálculo do coeficiente de variação dos movimentos de passageiros, hora a hora, dos últimos sete anos de forma a identificar em que momento ocorre a estabilidade nesses movimentos. Tal nível de estabilidade representa nessa proposta a estimativa de hora pico que servirá como variável exógena para um modelo de regressão linear que determinará o movimento de passageiros na hora pico como uma função das variáveis explicativas que foram utilizadas para a determinação dos clusters.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerDilson Pereira Paulo Filho2013-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2259reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:04:44Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2259http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:38:40.969Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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Este trabalho consiste em estabelecer uma nova metodologia para determinação da hora pico de passageiros para os aeroportos brasileiros. Considera-se, primeiramente, uma análise de conglomerados, agrupando-se os aeroportos pelas similaridades do movimento anual de passageiros, capacidade anual do terminal de passageiros, movimento anual de passageiros em conexão, movimentos anual de passageiros internacionais e eph (Equivalent Peak Hour) registrados no ano de 2011. Esses clusters de aeroportos foram estabelecidos pelo métodos Ward e K-médias. Em seguida propõe-se uma metodologia de estimativa da hora pico partindo-se do cálculo do coeficiente de variação dos movimentos de passageiros, hora a hora, dos últimos sete anos de forma a identificar em que momento ocorre a estabilidade nesses movimentos. Tal nível de estabilidade representa nessa proposta a estimativa de hora pico que servirá como variável exógena para um modelo de regressão linear que determinará o movimento de passageiros na hora pico como uma função das variáveis explicativas que foram utilizadas para a determinação dos clusters. |
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