Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanna Miceli Ronzani
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=405
Resumo: Verifica-se uma tendência na qual os aeroportos estão sendo tratados como grandes portais de acesso às cidades, onde estes deixaram de ser simples terminais, passando a ter um conteúdo programático mais abrangente, como novas atividades inseridas ao seu contexto. O que se questiona nesta pesquisa é se as atividades operacionais, chamadas de primárias ou essenciais, possuem uma configuração arquitetônica adequada, oferecendo entendimento espacial do ambiente e com fluxos que conduzam facilmente os usuários. O problema essencial é que muitos passageiros têm dificuldade em localizar seus destinos quando caminham num terminal e por existir, muitas vezes, a restrição de tempo, nota-se que a falta de orientação e a dificuldade em encontrar caminhos pode gerar insegurança, desconforto e estresse aos usuários. Este estudo faz uma investigação em importantes aeroportos brasileiros, analisando variáveis que fazem inferência à orientação, de forma a levantar critérios que auxiliarão arquitetos e engenheiros em futuros projetos de aeroportos. A conscientização e a aplicação de padrões mínimos de projeto, em termos de eficiência na orientação aos passageiros no interior de um terminal, facilitará o encontro de caminhos e destinos, bem como a percepção e a leitura do espaço, resultando na satisfação do usuário.
id ITA_b938aa73d445187021a6d597aa7fd99e
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:405
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.Terminais de passageirosAeroportosServiço ao clienteTransporte aéreoAdministraçãoVerifica-se uma tendência na qual os aeroportos estão sendo tratados como grandes portais de acesso às cidades, onde estes deixaram de ser simples terminais, passando a ter um conteúdo programático mais abrangente, como novas atividades inseridas ao seu contexto. O que se questiona nesta pesquisa é se as atividades operacionais, chamadas de primárias ou essenciais, possuem uma configuração arquitetônica adequada, oferecendo entendimento espacial do ambiente e com fluxos que conduzam facilmente os usuários. O problema essencial é que muitos passageiros têm dificuldade em localizar seus destinos quando caminham num terminal e por existir, muitas vezes, a restrição de tempo, nota-se que a falta de orientação e a dificuldade em encontrar caminhos pode gerar insegurança, desconforto e estresse aos usuários. Este estudo faz uma investigação em importantes aeroportos brasileiros, analisando variáveis que fazem inferência à orientação, de forma a levantar critérios que auxiliarão arquitetos e engenheiros em futuros projetos de aeroportos. A conscientização e a aplicação de padrões mínimos de projeto, em termos de eficiência na orientação aos passageiros no interior de um terminal, facilitará o encontro de caminhos e destinos, bem como a percepção e a leitura do espaço, resultando na satisfação do usuário.Instituto Tecnológico de AeronáuticaAnderson Ribeiro CorreiaGiovanna Miceli Ronzani2007-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=405reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:45Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:405http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:11.374Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
title Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
spellingShingle Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
Giovanna Miceli Ronzani
Terminais de passageiros
Aeroportos
Serviço ao cliente
Transporte aéreo
Administração
title_short Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
title_full Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
title_fullStr Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
title_full_unstemmed Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
title_sort Análise dos principais aeroportos brasileiros quanto à orientação aos passageiros.
author Giovanna Miceli Ronzani
author_facet Giovanna Miceli Ronzani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anderson Ribeiro Correia
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanna Miceli Ronzani
dc.subject.por.fl_str_mv Terminais de passageiros
Aeroportos
Serviço ao cliente
Transporte aéreo
Administração
topic Terminais de passageiros
Aeroportos
Serviço ao cliente
Transporte aéreo
Administração
dc.description.none.fl_txt_mv Verifica-se uma tendência na qual os aeroportos estão sendo tratados como grandes portais de acesso às cidades, onde estes deixaram de ser simples terminais, passando a ter um conteúdo programático mais abrangente, como novas atividades inseridas ao seu contexto. O que se questiona nesta pesquisa é se as atividades operacionais, chamadas de primárias ou essenciais, possuem uma configuração arquitetônica adequada, oferecendo entendimento espacial do ambiente e com fluxos que conduzam facilmente os usuários. O problema essencial é que muitos passageiros têm dificuldade em localizar seus destinos quando caminham num terminal e por existir, muitas vezes, a restrição de tempo, nota-se que a falta de orientação e a dificuldade em encontrar caminhos pode gerar insegurança, desconforto e estresse aos usuários. Este estudo faz uma investigação em importantes aeroportos brasileiros, analisando variáveis que fazem inferência à orientação, de forma a levantar critérios que auxiliarão arquitetos e engenheiros em futuros projetos de aeroportos. A conscientização e a aplicação de padrões mínimos de projeto, em termos de eficiência na orientação aos passageiros no interior de um terminal, facilitará o encontro de caminhos e destinos, bem como a percepção e a leitura do espaço, resultando na satisfação do usuário.
description Verifica-se uma tendência na qual os aeroportos estão sendo tratados como grandes portais de acesso às cidades, onde estes deixaram de ser simples terminais, passando a ter um conteúdo programático mais abrangente, como novas atividades inseridas ao seu contexto. O que se questiona nesta pesquisa é se as atividades operacionais, chamadas de primárias ou essenciais, possuem uma configuração arquitetônica adequada, oferecendo entendimento espacial do ambiente e com fluxos que conduzam facilmente os usuários. O problema essencial é que muitos passageiros têm dificuldade em localizar seus destinos quando caminham num terminal e por existir, muitas vezes, a restrição de tempo, nota-se que a falta de orientação e a dificuldade em encontrar caminhos pode gerar insegurança, desconforto e estresse aos usuários. Este estudo faz uma investigação em importantes aeroportos brasileiros, analisando variáveis que fazem inferência à orientação, de forma a levantar critérios que auxiliarão arquitetos e engenheiros em futuros projetos de aeroportos. A conscientização e a aplicação de padrões mínimos de projeto, em termos de eficiência na orientação aos passageiros no interior de um terminal, facilitará o encontro de caminhos e destinos, bem como a percepção e a leitura do espaço, resultando na satisfação do usuário.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=405
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Terminais de passageiros
Aeroportos
Serviço ao cliente
Transporte aéreo
Administração
_version_ 1706809257466265600