Estudo dos efeitos da contaminação de FAME em combustível aeronáutico e da determinação de limites aceitáveis para uso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1283 |
Resumo: | O mundo da aviação é muito restritivo quando se trata da segurança de passageiros. Com o recente advento do biodiesel, durante o transporte surgiu um novo meio de contaminação de Combustível de Aviação por biodiesel, ou FAME, que devido às restrições de segurança causou alguns impactos na operação de aeronaves de todos os tipos. A dificuldade de se analisar o problema e se determinar a quantidade admissível de contaminação é tamanha que envolveu diversas entidades internacionais, órgãos certificadores e fabricantes de aeronaves e motores por todo o mundo. A dificuldade vem principalmente da variedade de aeronaves e da falta de dados de ensaios que comprovem os efeitos da contaminação a longo prazo. Devido a aspectos econômicos e ambientais, o crescimento do consumo de biodiesel no mundo vem aumentando desde o final da década de 90, logo, o aumento da ocorrência de contaminações deve crescer da mesma maneira. Este trabalho traz uma proposta simplificada para a análise do nível de contaminação por FAME, relacionando esta quantidade com o tipo de equipamentos instalados na aeronave, seu material de fabricação, tempo de uso, criticidade de falha, entre outros. A proposta apresentada pode ser usada ao longo dos anos para se formar um banco de dados, com informações históricas de várias aeronaves de portes diferentes. Este banco de dados pode ser utilizado futuramente para facilitar a tomada de decisão diante de um cenário de contaminação com quantidade de FAME conhecida. |
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Estudo dos efeitos da contaminação de FAME em combustível aeronáutico e da determinação de limites aceitáveis para usoSistemas de combustível de aeronavesContaminaçãoÁcidos graxosCombustíveis alternativosAnálise qualitativaEngenharia aeronáuticaO mundo da aviação é muito restritivo quando se trata da segurança de passageiros. Com o recente advento do biodiesel, durante o transporte surgiu um novo meio de contaminação de Combustível de Aviação por biodiesel, ou FAME, que devido às restrições de segurança causou alguns impactos na operação de aeronaves de todos os tipos. A dificuldade de se analisar o problema e se determinar a quantidade admissível de contaminação é tamanha que envolveu diversas entidades internacionais, órgãos certificadores e fabricantes de aeronaves e motores por todo o mundo. A dificuldade vem principalmente da variedade de aeronaves e da falta de dados de ensaios que comprovem os efeitos da contaminação a longo prazo. Devido a aspectos econômicos e ambientais, o crescimento do consumo de biodiesel no mundo vem aumentando desde o final da década de 90, logo, o aumento da ocorrência de contaminações deve crescer da mesma maneira. Este trabalho traz uma proposta simplificada para a análise do nível de contaminação por FAME, relacionando esta quantidade com o tipo de equipamentos instalados na aeronave, seu material de fabricação, tempo de uso, criticidade de falha, entre outros. A proposta apresentada pode ser usada ao longo dos anos para se formar um banco de dados, com informações históricas de várias aeronaves de portes diferentes. Este banco de dados pode ser utilizado futuramente para facilitar a tomada de decisão diante de um cenário de contaminação com quantidade de FAME conhecida.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro Teixeira LacavaJoão Gustavo Di Sálvio Teixeira2009-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1283reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1283http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:56.169Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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O mundo da aviação é muito restritivo quando se trata da segurança de passageiros. Com o recente advento do biodiesel, durante o transporte surgiu um novo meio de contaminação de Combustível de Aviação por biodiesel, ou FAME, que devido às restrições de segurança causou alguns impactos na operação de aeronaves de todos os tipos. A dificuldade de se analisar o problema e se determinar a quantidade admissível de contaminação é tamanha que envolveu diversas entidades internacionais, órgãos certificadores e fabricantes de aeronaves e motores por todo o mundo. A dificuldade vem principalmente da variedade de aeronaves e da falta de dados de ensaios que comprovem os efeitos da contaminação a longo prazo. Devido a aspectos econômicos e ambientais, o crescimento do consumo de biodiesel no mundo vem aumentando desde o final da década de 90, logo, o aumento da ocorrência de contaminações deve crescer da mesma maneira. Este trabalho traz uma proposta simplificada para a análise do nível de contaminação por FAME, relacionando esta quantidade com o tipo de equipamentos instalados na aeronave, seu material de fabricação, tempo de uso, criticidade de falha, entre outros. A proposta apresentada pode ser usada ao longo dos anos para se formar um banco de dados, com informações históricas de várias aeronaves de portes diferentes. Este banco de dados pode ser utilizado futuramente para facilitar a tomada de decisão diante de um cenário de contaminação com quantidade de FAME conhecida. |
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