Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375 |
Resumo: | O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos. |
id |
ITA_75775b7f6c1cd9ded48580d6e4c39016 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3375 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáuticoRuído de aeronavesDesenvolvimento urbanoPlanejamento urbanoAcústicaEstudo de casosAeroportosEngenharia aeronáuticaAdministração públicaO adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRogéria de Arantes GomesGustavo Sobreiro Santos2015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3375http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:49.655Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
title |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
spellingShingle |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico Gustavo Sobreiro Santos Ruído de aeronaves Desenvolvimento urbano Planejamento urbano Acústica Estudo de casos Aeroportos Engenharia aeronáutica Administração pública |
title_short |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
title_full |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
title_fullStr |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
title_full_unstemmed |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
title_sort |
Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico |
author |
Gustavo Sobreiro Santos |
author_facet |
Gustavo Sobreiro Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rogéria de Arantes Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gustavo Sobreiro Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruído de aeronaves Desenvolvimento urbano Planejamento urbano Acústica Estudo de casos Aeroportos Engenharia aeronáutica Administração pública |
topic |
Ruído de aeronaves Desenvolvimento urbano Planejamento urbano Acústica Estudo de casos Aeroportos Engenharia aeronáutica Administração pública |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos. |
description |
O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Ruído de aeronaves Desenvolvimento urbano Planejamento urbano Acústica Estudo de casos Aeroportos Engenharia aeronáutica Administração pública |
_version_ |
1706809299622166528 |