Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gustavo Sobreiro Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375
Resumo: O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
id ITA_75775b7f6c1cd9ded48580d6e4c39016
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3375
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáuticoRuído de aeronavesDesenvolvimento urbanoPlanejamento urbanoAcústicaEstudo de casosAeroportosEngenharia aeronáuticaAdministração públicaO adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRogéria de Arantes GomesGustavo Sobreiro Santos2015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:10Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3375http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:49.655Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
title Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
spellingShingle Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
Gustavo Sobreiro Santos
Ruído de aeronaves
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Acústica
Estudo de casos
Aeroportos
Engenharia aeronáutica
Administração pública
title_short Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
title_full Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
title_fullStr Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
title_full_unstemmed Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
title_sort Análise espacial dos fatores determinantes no cálculo da área impactada pelo ruído aeronáutico
author Gustavo Sobreiro Santos
author_facet Gustavo Sobreiro Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rogéria de Arantes Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gustavo Sobreiro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ruído de aeronaves
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Acústica
Estudo de casos
Aeroportos
Engenharia aeronáutica
Administração pública
topic Ruído de aeronaves
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Acústica
Estudo de casos
Aeroportos
Engenharia aeronáutica
Administração pública
dc.description.none.fl_txt_mv O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
description O adensamento urbano em áreas próximas aos aeroportos, associado ao aumento do tráfego aéreo, tem sido responsável pelas queixas dos moradores com relação ao incômodo causado pelo ruído aeronáutico. Uma das formas de reduzir o impacto do ruído sobre as pessoas é estabelecer limites sobre o uso e a ocupação da área impactada, reduzindo o adensamento e impondo condições de proteção acústica. Porém os métodos convencionais empregados para a definição dessa área mostram-se pouco correlacionado ao incômodo relatado pela população. Fatores socioeconômicos, psicológicos e físicos interferem na exatidão das medidas feitas com os modelos atuais. Este trabalho tem como objetivo aplicar técnicas de estatística espacial na tentativa de melhorar as estimativas acerca dos fatores que influenciam a percepção dos moradores afetados pelo ruído aeronáutico. Os resultados apontam para um melhor ajuste dos modelos quando inseridas variáveis não acústicas para explicar o incômodo individual com o ruído aeronáutico. Além disso, o modelo GWR (Geographically Weighted Regression) mostrou ser válido para tratar o problema de dependência espacial e reduziu subjetividade dos dados de incômodo relatado no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ruído de aeronaves
Desenvolvimento urbano
Planejamento urbano
Acústica
Estudo de casos
Aeroportos
Engenharia aeronáutica
Administração pública
_version_ 1706809299622166528