Estudo de desempenho de pavimentos asfálticos em vias urbanas de tráfego intenso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1614 |
Resumo: | É desenvolvida uma análise fenomenológica sobre dados coletados em dois levantamentos de campo, efetuados em pavimentos flexíveis recapeados em concreto asfáltico de avenidas da cidade de São Paulo, num período de oito meses do ano de 1995. Com base em dados coletados nestes e em outro levantamento da condição de superfície realizado em 1992, são analisados e discutidos vários fatores intervenientes no processo de degradação estrutural e funcional dos recapeamentos urbanos, através de considerações que levam em conta critérios consolidados nas metodologias empregadas para pavimentos rodoviários de fluxo contínuo, bem como aspectos característicos influentes na degradação de pavimentos urbanos de fluxo interrompido. A partir dos levantamentos realizados no estudo experimental de campo, é realizada análise do desempenho dos pavimentos recapeados, enfocando aspectos operacionais tipicamente urbanos. São discutidos os efeitos da condição dos pavimentos de algumas vias urbanas em custos operacionais, com base em registros de manutenção em veículos tipo Tróleibus e a similaridade destes dados com outros resultantes da pesquisa rodoviária PICR, realizada no Brasil com financiamento BIRD. É apresentado como conclusão da pesquisa um modelo de previsão do crescimento e evolução de defeitos com o tempo e o tráfego, para pavimentos recapeados em concreto asfáltico, e uma aplicação deste modelo à análise econômica de espessuras hipotéticas de restauração. |
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Estudo de desempenho de pavimentos asfálticos em vias urbanas de tráfego intensoPavimentosTráfego urbanoAsfaltosEngenharia civilTransportesÉ desenvolvida uma análise fenomenológica sobre dados coletados em dois levantamentos de campo, efetuados em pavimentos flexíveis recapeados em concreto asfáltico de avenidas da cidade de São Paulo, num período de oito meses do ano de 1995. Com base em dados coletados nestes e em outro levantamento da condição de superfície realizado em 1992, são analisados e discutidos vários fatores intervenientes no processo de degradação estrutural e funcional dos recapeamentos urbanos, através de considerações que levam em conta critérios consolidados nas metodologias empregadas para pavimentos rodoviários de fluxo contínuo, bem como aspectos característicos influentes na degradação de pavimentos urbanos de fluxo interrompido. A partir dos levantamentos realizados no estudo experimental de campo, é realizada análise do desempenho dos pavimentos recapeados, enfocando aspectos operacionais tipicamente urbanos. São discutidos os efeitos da condição dos pavimentos de algumas vias urbanas em custos operacionais, com base em registros de manutenção em veículos tipo Tróleibus e a similaridade destes dados com outros resultantes da pesquisa rodoviária PICR, realizada no Brasil com financiamento BIRD. É apresentado como conclusão da pesquisa um modelo de previsão do crescimento e evolução de defeitos com o tempo e o tráfego, para pavimentos recapeados em concreto asfáltico, e uma aplicação deste modelo à análise econômica de espessuras hipotéticas de restauração.Instituto Tecnológico de AeronáuticaRégis Martins RodriguesOsvaldo Azevedo Filho1996-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1614reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:44Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1614http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:45.778Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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É desenvolvida uma análise fenomenológica sobre dados coletados em dois levantamentos de campo, efetuados em pavimentos flexíveis recapeados em concreto asfáltico de avenidas da cidade de São Paulo, num período de oito meses do ano de 1995. Com base em dados coletados nestes e em outro levantamento da condição de superfície realizado em 1992, são analisados e discutidos vários fatores intervenientes no processo de degradação estrutural e funcional dos recapeamentos urbanos, através de considerações que levam em conta critérios consolidados nas metodologias empregadas para pavimentos rodoviários de fluxo contínuo, bem como aspectos característicos influentes na degradação de pavimentos urbanos de fluxo interrompido. A partir dos levantamentos realizados no estudo experimental de campo, é realizada análise do desempenho dos pavimentos recapeados, enfocando aspectos operacionais tipicamente urbanos. São discutidos os efeitos da condição dos pavimentos de algumas vias urbanas em custos operacionais, com base em registros de manutenção em veículos tipo Tróleibus e a similaridade destes dados com outros resultantes da pesquisa rodoviária PICR, realizada no Brasil com financiamento BIRD. É apresentado como conclusão da pesquisa um modelo de previsão do crescimento e evolução de defeitos com o tempo e o tráfego, para pavimentos recapeados em concreto asfáltico, e uma aplicação deste modelo à análise econômica de espessuras hipotéticas de restauração. |
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