O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Carlos Jorge Bezerra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8045
Resumo: As rodovias brasileiras, de modo geral, são peças fundamentais no transporte de pessoas e de cargas, demandando uma constante evolução quanto a sua qualidade, assim como a necessidade de ser ampliada. Por esse motivo, as pesquisas sobre o pavimento rodoviário, tem ganhado relevância no decorrer das últimas seis décadas no Brasil. Com a elevação do volume de tráfego de veículos nas vias brasileiras e o crescimento dos esforços absorvidos pelos pavimentos devido a aumento do tráfego, são questões necessárias para que a camada de revestimento asfáltica receba a devida atenção, pois é quem absorve de forma direta todas as forças atuantes. Este trabalho tem a intensão de analisar o desempenho e a viabilidade no uso do pavimento do tipo PMF (Pré-Misturado a Frio), trazendo conceitos e características sobre a massa, expondo suas peculiaridades na execução e nas funcionalidades, assim como os locais adequados para se aplicar esse tipo de revestimento. Foi feita uma revisão bibliográfica a partir de diversos autores, com o objetivo de obter-se um melhor conhecimento do material analisado e seus constituintes. O estudo foi desenvolvido, também, através do acompanhamento da aplicação do revestimento pré-misturado a frio na manutenção da BR 427, no trecho que se inicia na zona urbana de Currais Novos/RN e se prolonga até a divisa com o estado da Paraíba. O PMF tem como objetivo suprir as demandas dos usuários, englobando um plano estratégico que entregue um excelente ganho econômico. Desse modo, a utilização do pré-misturado a frio na manutenção e conservação de rodovias com tráfego de baixa e média intensidade, traz vários ganhos importantes, não somente em relação à economia por usar maquinas de fácil manejo e no impacto ambiental reduzido, em razão da baixa emissão de gases poluentes, mas também devido à possibilidade de estocagem do material, possibilitando o uso de material vindo da mesma usinagem em diversos pontos da rodovia e em momentos diferentes.
id UFER_115ab94594766722e89f6bba0e41a2e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8045
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILPavimentoRevestimento AsfálticoRodoviaAs rodovias brasileiras, de modo geral, são peças fundamentais no transporte de pessoas e de cargas, demandando uma constante evolução quanto a sua qualidade, assim como a necessidade de ser ampliada. Por esse motivo, as pesquisas sobre o pavimento rodoviário, tem ganhado relevância no decorrer das últimas seis décadas no Brasil. Com a elevação do volume de tráfego de veículos nas vias brasileiras e o crescimento dos esforços absorvidos pelos pavimentos devido a aumento do tráfego, são questões necessárias para que a camada de revestimento asfáltica receba a devida atenção, pois é quem absorve de forma direta todas as forças atuantes. Este trabalho tem a intensão de analisar o desempenho e a viabilidade no uso do pavimento do tipo PMF (Pré-Misturado a Frio), trazendo conceitos e características sobre a massa, expondo suas peculiaridades na execução e nas funcionalidades, assim como os locais adequados para se aplicar esse tipo de revestimento. Foi feita uma revisão bibliográfica a partir de diversos autores, com o objetivo de obter-se um melhor conhecimento do material analisado e seus constituintes. O estudo foi desenvolvido, também, através do acompanhamento da aplicação do revestimento pré-misturado a frio na manutenção da BR 427, no trecho que se inicia na zona urbana de Currais Novos/RN e se prolonga até a divisa com o estado da Paraíba. O PMF tem como objetivo suprir as demandas dos usuários, englobando um plano estratégico que entregue um excelente ganho econômico. Desse modo, a utilização do pré-misturado a frio na manutenção e conservação de rodovias com tráfego de baixa e média intensidade, traz vários ganhos importantes, não somente em relação à economia por usar maquinas de fácil manejo e no impacto ambiental reduzido, em razão da baixa emissão de gases poluentes, mas também devido à possibilidade de estocagem do material, possibilitando o uso de material vindo da mesma usinagem em diversos pontos da rodovia e em momentos diferentes.48 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantos, Andreza Kelly Costa Nobrega dosAndreza Kelly Costa Nobrega dos SantosSantos, Andreza Kelly Costa Nobrega dosFernandes, Rogério Taygra VasconcelosGonçalves, Luís HenriqueFrança, Carlos Jorge Bezerra2022-12-27T20:40:04Z2022-12-27T20:40:04Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8045AngicosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T14:31:21Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8045Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T14:31:21Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
title O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
spellingShingle O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
França, Carlos Jorge Bezerra
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Pavimento
Revestimento Asfáltico
Rodovia
title_short O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
title_full O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
title_fullStr O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
title_full_unstemmed O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
title_sort O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
author França, Carlos Jorge Bezerra
author_facet França, Carlos Jorge Bezerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Andreza Kelly Costa Nobrega dos
Andreza Kelly Costa Nobrega dos Santos
Santos, Andreza Kelly Costa Nobrega dos
Fernandes, Rogério Taygra Vasconcelos
Gonçalves, Luís Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Carlos Jorge Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Pavimento
Revestimento Asfáltico
Rodovia
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Pavimento
Revestimento Asfáltico
Rodovia
description As rodovias brasileiras, de modo geral, são peças fundamentais no transporte de pessoas e de cargas, demandando uma constante evolução quanto a sua qualidade, assim como a necessidade de ser ampliada. Por esse motivo, as pesquisas sobre o pavimento rodoviário, tem ganhado relevância no decorrer das últimas seis décadas no Brasil. Com a elevação do volume de tráfego de veículos nas vias brasileiras e o crescimento dos esforços absorvidos pelos pavimentos devido a aumento do tráfego, são questões necessárias para que a camada de revestimento asfáltica receba a devida atenção, pois é quem absorve de forma direta todas as forças atuantes. Este trabalho tem a intensão de analisar o desempenho e a viabilidade no uso do pavimento do tipo PMF (Pré-Misturado a Frio), trazendo conceitos e características sobre a massa, expondo suas peculiaridades na execução e nas funcionalidades, assim como os locais adequados para se aplicar esse tipo de revestimento. Foi feita uma revisão bibliográfica a partir de diversos autores, com o objetivo de obter-se um melhor conhecimento do material analisado e seus constituintes. O estudo foi desenvolvido, também, através do acompanhamento da aplicação do revestimento pré-misturado a frio na manutenção da BR 427, no trecho que se inicia na zona urbana de Currais Novos/RN e se prolonga até a divisa com o estado da Paraíba. O PMF tem como objetivo suprir as demandas dos usuários, englobando um plano estratégico que entregue um excelente ganho econômico. Desse modo, a utilização do pré-misturado a frio na manutenção e conservação de rodovias com tráfego de baixa e média intensidade, traz vários ganhos importantes, não somente em relação à economia por usar maquinas de fácil manejo e no impacto ambiental reduzido, em razão da baixa emissão de gases poluentes, mas também devido à possibilidade de estocagem do material, possibilitando o uso de material vindo da mesma usinagem em diversos pontos da rodovia e em momentos diferentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
2022-12-27T20:40:04Z
2022-12-27T20:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8045
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747460584636416