Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1025 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma metodologia para a seleção do sistema propulsivo de uma aeronave regional de 30 lugares, objeto de estudo do Programa de Especialização em Engenharia - PEE turma 6. São apresentadas as alternativas atualmente disponíveis, junto a algumas expectativas sobre desenvolvimentos futuros. Uma análise de mercado visa contextualizar a introdução desta aeronave, avaliando fatores que tem influência direta na escolha do tipo de motorização. Também ée feito um estudo comparativo entre motores turbofan e turbohélice, onde são confrontados dados de simulações de desempenho e estimativas de custos. A definição do sistema de propulsão, que exerce influência direta no sucesso da nova aeronave, será baseada na potencial lucratividade ao operador. Desta forma, o estudo aponta o motor turbofan como a melhor alternativa para a aeronave em questão. |
id |
ITA_9a1983dc68e67d05a9dee4b47282be89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1025 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares.Aeronaves comerciaisMotores de aeronavesProjeto de aeronavesAnálise econômicaEscolhas ótimasEstudos de mercadoSistemas de propulsãoEngenharia aeronáuticaEste trabalho apresenta uma metodologia para a seleção do sistema propulsivo de uma aeronave regional de 30 lugares, objeto de estudo do Programa de Especialização em Engenharia - PEE turma 6. São apresentadas as alternativas atualmente disponíveis, junto a algumas expectativas sobre desenvolvimentos futuros. Uma análise de mercado visa contextualizar a introdução desta aeronave, avaliando fatores que tem influência direta na escolha do tipo de motorização. Também ée feito um estudo comparativo entre motores turbofan e turbohélice, onde são confrontados dados de simulações de desempenho e estimativas de custos. A definição do sistema de propulsão, que exerce influência direta no sucesso da nova aeronave, será baseada na potencial lucratividade ao operador. Desta forma, o estudo aponta o motor turbofan como a melhor alternativa para a aeronave em questão.Instituto Tecnológico de AeronáuticaPedro Teixeira LacavaErick Alex Brenner2007-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1025reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:03Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1025http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:35:08.063Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
title |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
spellingShingle |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. Erick Alex Brenner Aeronaves comerciais Motores de aeronaves Projeto de aeronaves Análise econômica Escolhas ótimas Estudos de mercado Sistemas de propulsão Engenharia aeronáutica |
title_short |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
title_full |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
title_fullStr |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
title_full_unstemmed |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
title_sort |
Metodologia para seleção do sistema propulsivo de aeronave regional de 30 lugares. |
author |
Erick Alex Brenner |
author_facet |
Erick Alex Brenner |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro Teixeira Lacava |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Erick Alex Brenner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeronaves comerciais Motores de aeronaves Projeto de aeronaves Análise econômica Escolhas ótimas Estudos de mercado Sistemas de propulsão Engenharia aeronáutica |
topic |
Aeronaves comerciais Motores de aeronaves Projeto de aeronaves Análise econômica Escolhas ótimas Estudos de mercado Sistemas de propulsão Engenharia aeronáutica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho apresenta uma metodologia para a seleção do sistema propulsivo de uma aeronave regional de 30 lugares, objeto de estudo do Programa de Especialização em Engenharia - PEE turma 6. São apresentadas as alternativas atualmente disponíveis, junto a algumas expectativas sobre desenvolvimentos futuros. Uma análise de mercado visa contextualizar a introdução desta aeronave, avaliando fatores que tem influência direta na escolha do tipo de motorização. Também ée feito um estudo comparativo entre motores turbofan e turbohélice, onde são confrontados dados de simulações de desempenho e estimativas de custos. A definição do sistema de propulsão, que exerce influência direta no sucesso da nova aeronave, será baseada na potencial lucratividade ao operador. Desta forma, o estudo aponta o motor turbofan como a melhor alternativa para a aeronave em questão. |
description |
Este trabalho apresenta uma metodologia para a seleção do sistema propulsivo de uma aeronave regional de 30 lugares, objeto de estudo do Programa de Especialização em Engenharia - PEE turma 6. São apresentadas as alternativas atualmente disponíveis, junto a algumas expectativas sobre desenvolvimentos futuros. Uma análise de mercado visa contextualizar a introdução desta aeronave, avaliando fatores que tem influência direta na escolha do tipo de motorização. Também ée feito um estudo comparativo entre motores turbofan e turbohélice, onde são confrontados dados de simulações de desempenho e estimativas de custos. A definição do sistema de propulsão, que exerce influência direta no sucesso da nova aeronave, será baseada na potencial lucratividade ao operador. Desta forma, o estudo aponta o motor turbofan como a melhor alternativa para a aeronave em questão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1025 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Aeronaves comerciais Motores de aeronaves Projeto de aeronaves Análise econômica Escolhas ótimas Estudos de mercado Sistemas de propulsão Engenharia aeronáutica |
_version_ |
1706809265525620736 |