Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493 |
Resumo: | O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF. |
id |
ITA_a33f7e56e77919b772e4b1ffe8fcbeba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:493 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife.Controle de tráfego aéreoCapacidade do sistema de guiamentoPlanejamento de aeroportosSimulação computadorizadaControladores de tráfego aéreo (pessoal)TransportesO presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF.Instituto Tecnológico de AeronáuticaCarlos MüllerMarcus Luiz Pogianelo2008-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:50Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:493http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:33:25.684Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
title |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
spellingShingle |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. Marcus Luiz Pogianelo Controle de tráfego aéreo Capacidade do sistema de guiamento Planejamento de aeroportos Simulação computadorizada Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Transportes |
title_short |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
title_full |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
title_fullStr |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
title_full_unstemmed |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
title_sort |
Análise do Espaço Aéreo Brasileiro por meio de simulação "fast time" - estudo de caso na área de controle terminal Recife. |
author |
Marcus Luiz Pogianelo |
author_facet |
Marcus Luiz Pogianelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carlos Müller |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcus Luiz Pogianelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Controle de tráfego aéreo Capacidade do sistema de guiamento Planejamento de aeroportos Simulação computadorizada Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Transportes |
topic |
Controle de tráfego aéreo Capacidade do sistema de guiamento Planejamento de aeroportos Simulação computadorizada Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Transportes |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF. |
description |
O presente trabalho se propôs analisar por meio de simulação "fast time", diversos cenários na Área de Controle Terminal Recife, TMA-RF. A ferramenta computacional utilizada para tal foi o software RAMS PLUS, desenvolvido especialmente para avaliar a capacidade do espaço aéreo no EUROCONTROL e, adicionalmente, para mensurar a carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo. O escopo de análise inicialmente se direcionou para a modelagem dos cenários atualmente existentes na TMA-RF, e na seqüência foi proposta e avaliada a construção de novos cenários com procedimentos baseados em navegação por meio de Satélites, GNSS. Quatro cenários distintos foram criados e nestes foram verificadas alternativas que possibilitassem aumentar a capacidade do espaço aéreo. A principal contribuição deste trabalho diz respeito à proposição e utilização da ferramenta de simulação RAMS para avaliação operacional do espaço aéreo nos aeroportos e aplicação ao caso prático brasileiro. As análises dos resultados e conclusões finais tiveram como base aspectos relacionadas aos atrasos das aeronaves, custo de combustível, segurança de vôo e carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo na TMA-RF. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Controle de tráfego aéreo Capacidade do sistema de guiamento Planejamento de aeroportos Simulação computadorizada Controladores de tráfego aéreo (pessoal) Transportes |
_version_ |
1706809259172298752 |