Análise da área de controle terminal São Paulo (TMA-SP) por meio de simulação (Fast Time Simulation).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauricio Ferreira Hupalo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2694
Resumo: Propõe-se no presente trabalho analisar, por meio de simulação, diferentes cenários da Área de Controle Terminal São Paulo (TMA-SP). Para tanto, utiliza-se o software SIMMOD, ferramenta computacional especialmente desenvolvida para simulação de operações em espaço aéreo e lado aéreo de aeroportos. O escopo da análise foi montado para operações em solo e em vôo que possuem como origem ou destino os Aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos. Inicialmente foi realizada a modelagem da área objeto de estudo o que inclui a construção de rotas de chegada, saída e de todo o detalhamento das operações de taxiamento, estacionamento, pouso e decolagem das aeronaves. Cinco diferentes cenários foram criados inicialmente, cada um representando uma possível alternativa para diminuição de congestionamento e atrasos na TMA-SP. Tendo-se como base a avaliação dos resultados obtidos no estudo dos cinco cenários iniciais, foram propostos e analisados mais três cenários com redistribuição de demanda do Aeroporto de Congonhas para o Aeroporto de Guarulhos, como proposta de diminuição de congestionamentos e atrasos.
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