Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Ivan Fernando García Terceros
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28
Resumo: No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea.
id ITA_cf7580e30404cd0eb66422f30cf8cd48
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:28
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.Planejamento estratégicoTransporte aéreoBolíviaCompetiçãoTransporte de cargaCarga aéreaAdministraçãoTransportesNo início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea. Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Henrique de Sousa DamianiJosé Ivan Fernando García Terceros2004-00-00info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:37Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:28http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:01.416Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
title Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
spellingShingle Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
José Ivan Fernando García Terceros
Planejamento estratégico
Transporte aéreo
Bolívia
Competição
Transporte de carga
Carga aérea
Administração
Transportes
title_short Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
title_full Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
title_fullStr Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
title_full_unstemmed Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
title_sort Planejamento estratégico de uma empresa de transporte aéreo de carga: o caso da Transportes Aéreos Bolivianos - TAB.
author José Ivan Fernando García Terceros
author_facet José Ivan Fernando García Terceros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Henrique de Sousa Damiani
dc.contributor.author.fl_str_mv José Ivan Fernando García Terceros
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Transporte aéreo
Bolívia
Competição
Transporte de carga
Carga aérea
Administração
Transportes
topic Planejamento estratégico
Transporte aéreo
Bolívia
Competição
Transporte de carga
Carga aérea
Administração
Transportes
dc.description.none.fl_txt_mv No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea.
description No início do novo milênio, o panorama competitivo apresenta mudanças radicais. A globalização, como força política, econômica, social e tecnológica, parece incontrolável. As fronteiras entre os países e as regiões poderiam ter significado político, porém elas desaparecem no mapa competitivo global. A fim de estar em sintonia com as mudanças, as empresas devem reinventar-se continuamente para enfrentar o desafio das novas realidades da competição. A estratégia tem a ver com posicionar uma organização para que alcance uma vantagem competitiva sustentável. Significa considerar as opções sobre quais são as indústrias das quais se quer participar, quais os produtos e serviços que se deseja oferecer, e como alocar recursos para atingir uma vantagem competitiva sustentável. O alvo é criar valor para os proprietários, fornecendo valor para o cliente. A atividade comercial da indústria aeronáutica está definida principalmente pelas firmas de transporte aéreo de passageiros e o transporte aéreo de carga. Na indústria de transporte aéreo de carga as condições da competição globais possuem particularidades para cada região, que podem ser empregadas pelas empresas para desenvolver estratégias competitivas sustentáveis, ganhar potenciais nichos de mercado e obter os desejados lucros. A necessidade de adequação no ambiente de competição global motiva a empresa de "Transportes Aéreos Bolivianos" a investir no desenvolvimento de um plano estratégico, para definir seu posicionamento competitivo. O objetivo deste trabalho é propor a aplicação de um modelo de planejamento estratégico capaz de gerar iniciativas estratégicas viáveis e sustentáveis que possam ser implementadas pela empresa. Esta metodologia é aplicada para analisar as alternativas estratégicas de una empresa de transporte de carga aérea.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-00-00
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Planejamento estratégico
Transporte aéreo
Bolívia
Competição
Transporte de carga
Carga aérea
Administração
Transportes
_version_ 1706809252351311872