Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Vogler
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal, discutir a importância da utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) dentro do ambiente da sala de aula, como ferramenta auxiliar ao professor, a fim de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Física. A alternativa proposta é trazer para a sala de aula, com auxílio dos OA, alguns dos mais importantes avanços tecnológicos atuais: utilização de recursos computacionais para efetuar simulações por meio de softwares específicos, tais como, Interactive Physics, desenvolver simulações baseadas em linguagem de programação (Java, Flash, ...) ou mesmo utilizar a grande quantidade de material disponível na Internet, utilização de vídeos didáticos demonstrativos,etc. Entretanto, para iniciar o processo de desenvolvimento dos OA, faz-se necessário um estudo das ferramentas mais apropriadas, que possam atender às necessidades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nos vários capítulos desta dissertação, algumas ferramentas serão brevemente apresentadas, em seguida, algumas questões relacionadas ao Ensino de Física serão abordadas, e então será analisado como cada ferramenta pode contribuir no desenvolvimento de um OA capaz de demonstrar o fenômeno físico. Encerrando este trabalho, será apresentada uma forma de validação desta proposta bem como as conclusões pertinentes e sugestões de trabalhos futuros.
id ITA_e702239f413c5bd7c12686dc1c8a4240
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:229
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.Métodos educacionaisEnsinoAprendizagemProgramas de computadoresInovações tecnológicasEducaçãoFísicaEste trabalho tem como objetivo principal, discutir a importância da utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) dentro do ambiente da sala de aula, como ferramenta auxiliar ao professor, a fim de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Física. A alternativa proposta é trazer para a sala de aula, com auxílio dos OA, alguns dos mais importantes avanços tecnológicos atuais: utilização de recursos computacionais para efetuar simulações por meio de softwares específicos, tais como, Interactive Physics, desenvolver simulações baseadas em linguagem de programação (Java, Flash, ...) ou mesmo utilizar a grande quantidade de material disponível na Internet, utilização de vídeos didáticos demonstrativos,etc. Entretanto, para iniciar o processo de desenvolvimento dos OA, faz-se necessário um estudo das ferramentas mais apropriadas, que possam atender às necessidades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nos vários capítulos desta dissertação, algumas ferramentas serão brevemente apresentadas, em seguida, algumas questões relacionadas ao Ensino de Física serão abordadas, e então será analisado como cada ferramenta pode contribuir no desenvolvimento de um OA capaz de demonstrar o fenômeno físico. Encerrando este trabalho, será apresentada uma forma de validação desta proposta bem como as conclusões pertinentes e sugestões de trabalhos futuros.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Silvério Edmundo GermanoMarcos Vogler2005-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:42Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:229http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:32:42.965Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
title Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
spellingShingle Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
Marcos Vogler
Métodos educacionais
Ensino
Aprendizagem
Programas de computadores
Inovações tecnológicas
Educação
Física
title_short Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
title_full Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
title_fullStr Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
title_sort Objetos de aprendizagem para aplicações no ensino de física.
author Marcos Vogler
author_facet Marcos Vogler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Silvério Edmundo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Vogler
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos educacionais
Ensino
Aprendizagem
Programas de computadores
Inovações tecnológicas
Educação
Física
topic Métodos educacionais
Ensino
Aprendizagem
Programas de computadores
Inovações tecnológicas
Educação
Física
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo principal, discutir a importância da utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) dentro do ambiente da sala de aula, como ferramenta auxiliar ao professor, a fim de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Física. A alternativa proposta é trazer para a sala de aula, com auxílio dos OA, alguns dos mais importantes avanços tecnológicos atuais: utilização de recursos computacionais para efetuar simulações por meio de softwares específicos, tais como, Interactive Physics, desenvolver simulações baseadas em linguagem de programação (Java, Flash, ...) ou mesmo utilizar a grande quantidade de material disponível na Internet, utilização de vídeos didáticos demonstrativos,etc. Entretanto, para iniciar o processo de desenvolvimento dos OA, faz-se necessário um estudo das ferramentas mais apropriadas, que possam atender às necessidades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nos vários capítulos desta dissertação, algumas ferramentas serão brevemente apresentadas, em seguida, algumas questões relacionadas ao Ensino de Física serão abordadas, e então será analisado como cada ferramenta pode contribuir no desenvolvimento de um OA capaz de demonstrar o fenômeno físico. Encerrando este trabalho, será apresentada uma forma de validação desta proposta bem como as conclusões pertinentes e sugestões de trabalhos futuros.
description Este trabalho tem como objetivo principal, discutir a importância da utilização de Objetos de Aprendizagem (OA) dentro do ambiente da sala de aula, como ferramenta auxiliar ao professor, a fim de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Física. A alternativa proposta é trazer para a sala de aula, com auxílio dos OA, alguns dos mais importantes avanços tecnológicos atuais: utilização de recursos computacionais para efetuar simulações por meio de softwares específicos, tais como, Interactive Physics, desenvolver simulações baseadas em linguagem de programação (Java, Flash, ...) ou mesmo utilizar a grande quantidade de material disponível na Internet, utilização de vídeos didáticos demonstrativos,etc. Entretanto, para iniciar o processo de desenvolvimento dos OA, faz-se necessário um estudo das ferramentas mais apropriadas, que possam atender às necessidades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Nos vários capítulos desta dissertação, algumas ferramentas serão brevemente apresentadas, em seguida, algumas questões relacionadas ao Ensino de Física serão abordadas, e então será analisado como cada ferramenta pode contribuir no desenvolvimento de um OA capaz de demonstrar o fenômeno físico. Encerrando este trabalho, será apresentada uma forma de validação desta proposta bem como as conclusões pertinentes e sugestões de trabalhos futuros.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Métodos educacionais
Ensino
Aprendizagem
Programas de computadores
Inovações tecnológicas
Educação
Física
_version_ 1706809255422590976