Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo da Rosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961
Resumo: Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.
id ITA_e3115e49f469a2084923a39135683c9a
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:961
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.Ensino à distânciaAprendizagemFísicaMétodos educacionaisInstrução programadaLaboratóriosEducaçãoEngenharia de softwareAtualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Silvério Edmundo GermanoRodrigo da Rosa2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:961http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:52.893Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
title Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
spellingShingle Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
Rodrigo da Rosa
Ensino à distância
Aprendizagem
Física
Métodos educacionais
Instrução programada
Laboratórios
Educação
Engenharia de software
title_short Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
title_full Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
title_fullStr Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
title_full_unstemmed Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
title_sort Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
author Rodrigo da Rosa
author_facet Rodrigo da Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv José Silvério Edmundo Germano
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Aprendizagem
Física
Métodos educacionais
Instrução programada
Laboratórios
Educação
Engenharia de software
topic Ensino à distância
Aprendizagem
Física
Métodos educacionais
Instrução programada
Laboratórios
Educação
Engenharia de software
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.
description Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Ensino à distância
Aprendizagem
Física
Métodos educacionais
Instrução programada
Laboratórios
Educação
Engenharia de software
_version_ 1706809264995041280