Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961 |
Resumo: | Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto. |
id |
ITA_e3115e49f469a2084923a39135683c9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:961 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física.Ensino à distânciaAprendizagemFísicaMétodos educacionaisInstrução programadaLaboratóriosEducaçãoEngenharia de softwareAtualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto.Instituto Tecnológico de AeronáuticaJosé Silvério Edmundo GermanoRodrigo da Rosa2009-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:00Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:961http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:52.893Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
title |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
spellingShingle |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. Rodrigo da Rosa Ensino à distância Aprendizagem Física Métodos educacionais Instrução programada Laboratórios Educação Engenharia de software |
title_short |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
title_full |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
title_fullStr |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
title_full_unstemmed |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
title_sort |
Modelo construtivista de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para ensino de física. |
author |
Rodrigo da Rosa |
author_facet |
Rodrigo da Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
José Silvério Edmundo Germano |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Aprendizagem Física Métodos educacionais Instrução programada Laboratórios Educação Engenharia de software |
topic |
Ensino à distância Aprendizagem Física Métodos educacionais Instrução programada Laboratórios Educação Engenharia de software |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto. |
description |
Atualmente diversas instituições de ensino têm se preocupado em produzir materiais pedagógicos interativos na forma de objetos de aprendizagem para proporcionar aos estudantes a possibilidade de complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula através de recursos computacionais como vídeos, simulações, textos, animações, entre outros. Neste trabalho foi proposto um modelo de construção de objetos de aprendizagem para o ensino de física a serem utilizados em ambiente escolar presencial e também em ambientes virtuais baseados na abordagem construtivista de aprendizagem. O ambiente virtual, bem como as animações, exercícios e testes foram desenvolvidos utilizando-se o software da empresa Adobe Systems Incorporated, o Adobe Flash CS3 e possibilita aos estudantes acessarem através de um terminal on-line os conteúdos que estão disponibilizados em uma sequência onde são apresentados os mais variados tipos de objetos de aprendizagem, possibilitando a interação dos estudantes com estes e capacitando-os a solucionarem problemas, verificarem resultados e, assim, são estimulados a construírem conhecimento acerca de um determinado assunto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Ensino à distância Aprendizagem Física Métodos educacionais Instrução programada Laboratórios Educação Engenharia de software |
_version_ |
1706809264995041280 |