Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3235 |
Resumo: | Conforme a análise dos acidentes ocorridos no Brasil nos últimos anos, observa-se que em aproximadamente 15% destes a aeronave envolvida pertencia a uma empresa de táxi aéreo. Na grande maioria destes acidentes, o fator humano contribuiu significativamente, indicando deficiências na segurança operacional. Conforme estabelecido pela ANAC, nas empresas de táxi aéreo, o Diretor de Operações de Voo é o responsável pela garantia da realização das atividades dentro dos padrões técnicos e de segurança, tendo a missão de incutir as práticas de segurança de voo nas atividades realizadas pela empresa, para tanto as competências gerenciais devem estar alinhadas com as doutrinas de prevenção de acidentes. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é propor o aprimoramento das competências gerenciais do Diretor de Operações de Voo, utilizando como base a literatura acadêmica sobre competências gerenciais a fim de possibilitar a criação de uma estrutura, a qual permitira estabelecer o perfil profissional ideal para o cargo de Diretor de Operações, onde os alicerces da competência gerencial promovam e apoiem a segurança operacional. Este trabalho teve embasamento exploratório na literatura acadêmica relacionada às competências gerenciais, tendo como principais resultados a demanda de uma nova estrutura organizacional, a qual fortalece a figura do Diretor de Segurança Operacional e lhe dá poder para intervir nas decisões operacionais que contrariem os níveis mínimos de segurança operacional estabelecidos pela empresa. Tem se como resultado também a demanda de investimento na qualificação do Diretor de Operações, especificamente no escopo da segurança operacional, garantindo a proteção dos interesses da prevenção de acidentes, ou seja, a proteção à vida. |
id |
ITA_fde7ed694567ab76dad7fd1dc8c0d900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3235 |
network_acronym_str |
ITA |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
spelling |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacionalTransporte aéreoAdministração de segurançaOperações de vooTaxiamentoSegurança do vooOperações de linhas aéreasAdministraçãoEngenharia aeronáuticaConforme a análise dos acidentes ocorridos no Brasil nos últimos anos, observa-se que em aproximadamente 15% destes a aeronave envolvida pertencia a uma empresa de táxi aéreo. Na grande maioria destes acidentes, o fator humano contribuiu significativamente, indicando deficiências na segurança operacional. Conforme estabelecido pela ANAC, nas empresas de táxi aéreo, o Diretor de Operações de Voo é o responsável pela garantia da realização das atividades dentro dos padrões técnicos e de segurança, tendo a missão de incutir as práticas de segurança de voo nas atividades realizadas pela empresa, para tanto as competências gerenciais devem estar alinhadas com as doutrinas de prevenção de acidentes. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é propor o aprimoramento das competências gerenciais do Diretor de Operações de Voo, utilizando como base a literatura acadêmica sobre competências gerenciais a fim de possibilitar a criação de uma estrutura, a qual permitira estabelecer o perfil profissional ideal para o cargo de Diretor de Operações, onde os alicerces da competência gerencial promovam e apoiem a segurança operacional. Este trabalho teve embasamento exploratório na literatura acadêmica relacionada às competências gerenciais, tendo como principais resultados a demanda de uma nova estrutura organizacional, a qual fortalece a figura do Diretor de Segurança Operacional e lhe dá poder para intervir nas decisões operacionais que contrariem os níveis mínimos de segurança operacional estabelecidos pela empresa. Tem se como resultado também a demanda de investimento na qualificação do Diretor de Operações, especificamente no escopo da segurança operacional, garantindo a proteção dos interesses da prevenção de acidentes, ou seja, a proteção à vida.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLigia Maria Soto UrbinaPatrícia Tosqui LucksWagner Luís Gropelo2015-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3235reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:05:08Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:3235http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:41:28.692Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
title |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
spellingShingle |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional Wagner Luís Gropelo Transporte aéreo Administração de segurança Operações de voo Taxiamento Segurança do voo Operações de linhas aéreas Administração Engenharia aeronáutica |
title_short |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
title_full |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
title_fullStr |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
title_full_unstemmed |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
title_sort |
Proposta de estrutura de competências gerenciais para o diretor de operações de empresas de táxi aéreo : contribuição para a segurança operacional |
author |
Wagner Luís Gropelo |
author_facet |
Wagner Luís Gropelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ligia Maria Soto Urbina Patrícia Tosqui Lucks |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner Luís Gropelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte aéreo Administração de segurança Operações de voo Taxiamento Segurança do voo Operações de linhas aéreas Administração Engenharia aeronáutica |
topic |
Transporte aéreo Administração de segurança Operações de voo Taxiamento Segurança do voo Operações de linhas aéreas Administração Engenharia aeronáutica |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Conforme a análise dos acidentes ocorridos no Brasil nos últimos anos, observa-se que em aproximadamente 15% destes a aeronave envolvida pertencia a uma empresa de táxi aéreo. Na grande maioria destes acidentes, o fator humano contribuiu significativamente, indicando deficiências na segurança operacional. Conforme estabelecido pela ANAC, nas empresas de táxi aéreo, o Diretor de Operações de Voo é o responsável pela garantia da realização das atividades dentro dos padrões técnicos e de segurança, tendo a missão de incutir as práticas de segurança de voo nas atividades realizadas pela empresa, para tanto as competências gerenciais devem estar alinhadas com as doutrinas de prevenção de acidentes. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é propor o aprimoramento das competências gerenciais do Diretor de Operações de Voo, utilizando como base a literatura acadêmica sobre competências gerenciais a fim de possibilitar a criação de uma estrutura, a qual permitira estabelecer o perfil profissional ideal para o cargo de Diretor de Operações, onde os alicerces da competência gerencial promovam e apoiem a segurança operacional. Este trabalho teve embasamento exploratório na literatura acadêmica relacionada às competências gerenciais, tendo como principais resultados a demanda de uma nova estrutura organizacional, a qual fortalece a figura do Diretor de Segurança Operacional e lhe dá poder para intervir nas decisões operacionais que contrariem os níveis mínimos de segurança operacional estabelecidos pela empresa. Tem se como resultado também a demanda de investimento na qualificação do Diretor de Operações, especificamente no escopo da segurança operacional, garantindo a proteção dos interesses da prevenção de acidentes, ou seja, a proteção à vida. |
description |
Conforme a análise dos acidentes ocorridos no Brasil nos últimos anos, observa-se que em aproximadamente 15% destes a aeronave envolvida pertencia a uma empresa de táxi aéreo. Na grande maioria destes acidentes, o fator humano contribuiu significativamente, indicando deficiências na segurança operacional. Conforme estabelecido pela ANAC, nas empresas de táxi aéreo, o Diretor de Operações de Voo é o responsável pela garantia da realização das atividades dentro dos padrões técnicos e de segurança, tendo a missão de incutir as práticas de segurança de voo nas atividades realizadas pela empresa, para tanto as competências gerenciais devem estar alinhadas com as doutrinas de prevenção de acidentes. Neste contexto, o principal objetivo deste trabalho é propor o aprimoramento das competências gerenciais do Diretor de Operações de Voo, utilizando como base a literatura acadêmica sobre competências gerenciais a fim de possibilitar a criação de uma estrutura, a qual permitira estabelecer o perfil profissional ideal para o cargo de Diretor de Operações, onde os alicerces da competência gerencial promovam e apoiem a segurança operacional. Este trabalho teve embasamento exploratório na literatura acadêmica relacionada às competências gerenciais, tendo como principais resultados a demanda de uma nova estrutura organizacional, a qual fortalece a figura do Diretor de Segurança Operacional e lhe dá poder para intervir nas decisões operacionais que contrariem os níveis mínimos de segurança operacional estabelecidos pela empresa. Tem se como resultado também a demanda de investimento na qualificação do Diretor de Operações, especificamente no escopo da segurança operacional, garantindo a proteção dos interesses da prevenção de acidentes, ou seja, a proteção à vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3235 |
url |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica instacron:ITA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
instname_str |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
instacron_str |
ITA |
institution |
ITA |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
Transporte aéreo Administração de segurança Operações de voo Taxiamento Segurança do voo Operações de linhas aéreas Administração Engenharia aeronáutica |
_version_ |
1706809297515577344 |