Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Frederico Azevedo Alvim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Igor de Souza, de Oliveira, Tatiana Dornelas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Vianna Sapiens
Texto Completo: https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/535
Resumo: O comércio virtual vem influenciando mercados, culturas, hábitos de consumo e a participação de empresas no mercado. Devido às praticidades e conveniências conferidas para quem realiza compras online para, até mesmo, processar compras com maior eficiência nos departamentos de suprimentos em algumas empresas, a interação com fornecedores via internet é uma condição propulsora para agilizar as transações comerciais. Investimentos no e-commerce, especialmente para a implementação de lojas virtuais, se aplicam com a finalidade de expandir o lançamento de ofertas através de sites e redes sociais utilizando-as, assim, como ferramentas de marketing digital. A realização desta pesquisa salientou a importância da confiabilidade das lojas virtuais. É preciso que os gestores de vendas online se dediquem a conhecer as opiniões dos consumidores que adquirem produtos e serviços via e-commerce. Para fundamentar esta proposição, este estudo de caso se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas, com treze consumidores corporativos virtuais de uma organização que atua no setor alimentício, e com sede na pequena cidade mineira de Visconde do Rio Branco. Justifica-se que as informações apresentadas pelos entrevistados sirvam de base para novas tomadas de decisão dos gestores da referida empresa, especialmente sobre como melhor se apropriarem das vantagens e benefícios que o e-commerce possa oferecer, tanto para o desenvolvimento das vendas, à criação de novas estratégias e, até mesmo, a conquista da lealdade de consumidores que realizam compras online.
id IVJ-0_b57c5bcdb648041deb7817a499b2b191
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/535
network_acronym_str IVJ-0
network_name_str Vianna Sapiens
repository_id_str
spelling Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtuale-commerce; compras online; consumidores onlineGestão de vendas; e-commerce; Marketing; Marketing digitalO comércio virtual vem influenciando mercados, culturas, hábitos de consumo e a participação de empresas no mercado. Devido às praticidades e conveniências conferidas para quem realiza compras online para, até mesmo, processar compras com maior eficiência nos departamentos de suprimentos em algumas empresas, a interação com fornecedores via internet é uma condição propulsora para agilizar as transações comerciais. Investimentos no e-commerce, especialmente para a implementação de lojas virtuais, se aplicam com a finalidade de expandir o lançamento de ofertas através de sites e redes sociais utilizando-as, assim, como ferramentas de marketing digital. A realização desta pesquisa salientou a importância da confiabilidade das lojas virtuais. É preciso que os gestores de vendas online se dediquem a conhecer as opiniões dos consumidores que adquirem produtos e serviços via e-commerce. Para fundamentar esta proposição, este estudo de caso se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas, com treze consumidores corporativos virtuais de uma organização que atua no setor alimentício, e com sede na pequena cidade mineira de Visconde do Rio Branco. Justifica-se que as informações apresentadas pelos entrevistados sirvam de base para novas tomadas de decisão dos gestores da referida empresa, especialmente sobre como melhor se apropriarem das vantagens e benefícios que o e-commerce possa oferecer, tanto para o desenvolvimento das vendas, à criação de novas estratégias e, até mesmo, a conquista da lealdade de consumidores que realizam compras online.Faculdades Integradas Vianna Júnior2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/53510.31994/rvs.v10i1.535Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 1 (2019): v. 10 n. 1 (2019): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2019; 292177-372610.31994/rvs.v10i1reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/535/318Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Frederico Azevedo AlvimDias, Igor de Souzade Oliveira, Tatiana Dornelas2023-09-13T18:23:50Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/535Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:50Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
title Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
spellingShingle Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
Assis, Frederico Azevedo Alvim
e-commerce; compras online; consumidores online
Gestão de vendas; e-commerce; Marketing; Marketing digital
title_short Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
title_full Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
title_fullStr Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
title_full_unstemmed Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
title_sort Considerações às opiniões de consumidores online:: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual
author Assis, Frederico Azevedo Alvim
author_facet Assis, Frederico Azevedo Alvim
Dias, Igor de Souza
de Oliveira, Tatiana Dornelas
author_role author
author2 Dias, Igor de Souza
de Oliveira, Tatiana Dornelas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Frederico Azevedo Alvim
Dias, Igor de Souza
de Oliveira, Tatiana Dornelas
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce; compras online; consumidores online
Gestão de vendas; e-commerce; Marketing; Marketing digital
topic e-commerce; compras online; consumidores online
Gestão de vendas; e-commerce; Marketing; Marketing digital
description O comércio virtual vem influenciando mercados, culturas, hábitos de consumo e a participação de empresas no mercado. Devido às praticidades e conveniências conferidas para quem realiza compras online para, até mesmo, processar compras com maior eficiência nos departamentos de suprimentos em algumas empresas, a interação com fornecedores via internet é uma condição propulsora para agilizar as transações comerciais. Investimentos no e-commerce, especialmente para a implementação de lojas virtuais, se aplicam com a finalidade de expandir o lançamento de ofertas através de sites e redes sociais utilizando-as, assim, como ferramentas de marketing digital. A realização desta pesquisa salientou a importância da confiabilidade das lojas virtuais. É preciso que os gestores de vendas online se dediquem a conhecer as opiniões dos consumidores que adquirem produtos e serviços via e-commerce. Para fundamentar esta proposição, este estudo de caso se desenvolveu através de entrevistas semiestruturadas, com treze consumidores corporativos virtuais de uma organização que atua no setor alimentício, e com sede na pequena cidade mineira de Visconde do Rio Branco. Justifica-se que as informações apresentadas pelos entrevistados sirvam de base para novas tomadas de decisão dos gestores da referida empresa, especialmente sobre como melhor se apropriarem das vantagens e benefícios que o e-commerce possa oferecer, tanto para o desenvolvimento das vendas, à criação de novas estratégias e, até mesmo, a conquista da lealdade de consumidores que realizam compras online.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/535
10.31994/rvs.v10i1.535
url https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/535
identifier_str_mv 10.31994/rvs.v10i1.535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/535/318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Vianna Sapiens
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Vianna Júnior
dc.source.none.fl_str_mv Revista Vianna Sapiens; v. 10 n. 1 (2019): v. 10 n. 1 (2019): Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2019; 29
2177-3726
10.31994/rvs.v10i1
reponame:Vianna Sapiens
instname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron:IVJ
instname_str Instituto Vianna Júnior (IVJ)
instacron_str IVJ
institution IVJ
reponame_str Vianna Sapiens
collection Vianna Sapiens
repository.name.fl_str_mv Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)
repository.mail.fl_str_mv ||rzacarias@vianna.edu.br
_version_ 1798042480042573824