Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcos Rogério dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva, Denise Regina Quaresma da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298
Resumo: O artigo apresenta uma apreciação teórica que busca compreender as legislações, os estudos de gênero, a sexualidade e as práticas sociais que historicamente excluem de direitos a população LGBTQIAPN+[1]. Para tanto, são propostos argumentos, críticas e repercussões sobre os diálogos entre legislações, gênero e sexualidade. Desta forma, o estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que examina documentos, identificando as concepções sobre educação, gênero, sexualidade e nome social. Destaca-se a importância do reconhecimento do nome social àqueles cuja identificação civil não reflete adequadamente sua identidade de gênero nos registros escolares, buscando uma educação que valorize o pluralismo democrático, problematizando a educação e a democracia com destaque à diversidade e às questões de gênero, sexualidade e suas intersecções. Propõe-se, portanto, que a leitura das constituições e legislações sobre educação, gênero, sexualidade e nome social sejam reflexões que ocupem os espaços das escolas e da sociedade, uma vez que a população LGBTQIAPN+ deve ter seus direitos assegurados na Constituição, nas legislações e nas políticas públicas em todos os espaços da sociedade.  
id IVOTI-1_0ceed041e833d1a77a86a947e885e6a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no BrasilEducaçãoGêneroLegislaçãoNome socialO artigo apresenta uma apreciação teórica que busca compreender as legislações, os estudos de gênero, a sexualidade e as práticas sociais que historicamente excluem de direitos a população LGBTQIAPN+[1]. Para tanto, são propostos argumentos, críticas e repercussões sobre os diálogos entre legislações, gênero e sexualidade. Desta forma, o estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que examina documentos, identificando as concepções sobre educação, gênero, sexualidade e nome social. Destaca-se a importância do reconhecimento do nome social àqueles cuja identificação civil não reflete adequadamente sua identidade de gênero nos registros escolares, buscando uma educação que valorize o pluralismo democrático, problematizando a educação e a democracia com destaque à diversidade e às questões de gênero, sexualidade e suas intersecções. Propõe-se, portanto, que a leitura das constituições e legislações sobre educação, gênero, sexualidade e nome social sejam reflexões que ocupem os espaços das escolas e da sociedade, uma vez que a população LGBTQIAPN+ deve ter seus direitos assegurados na Constituição, nas legislações e nas políticas públicas em todos os espaços da sociedade.  Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/29810.55602/1kn9z051Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 107-1182525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298/401Copyright (c) 2024 Marcos Rogério dos Santos Souza, Denise Regina Quaresma da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Marcos Rogério dos SantosSilva, Denise Regina Quaresma da2024-07-03T22:04:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T22:04:58Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
title Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
spellingShingle Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
Souza, Marcos Rogério dos Santos
Educação
Gênero
Legislação
Nome social
title_short Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
title_full Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
title_fullStr Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
title_full_unstemmed Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
title_sort Diálogos entre legislações, gênero, sexualidade e educação no Brasil
author Souza, Marcos Rogério dos Santos
author_facet Souza, Marcos Rogério dos Santos
Silva, Denise Regina Quaresma da
author_role author
author2 Silva, Denise Regina Quaresma da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcos Rogério dos Santos
Silva, Denise Regina Quaresma da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Legislação
Nome social
topic Educação
Gênero
Legislação
Nome social
description O artigo apresenta uma apreciação teórica que busca compreender as legislações, os estudos de gênero, a sexualidade e as práticas sociais que historicamente excluem de direitos a população LGBTQIAPN+[1]. Para tanto, são propostos argumentos, críticas e repercussões sobre os diálogos entre legislações, gênero e sexualidade. Desta forma, o estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que examina documentos, identificando as concepções sobre educação, gênero, sexualidade e nome social. Destaca-se a importância do reconhecimento do nome social àqueles cuja identificação civil não reflete adequadamente sua identidade de gênero nos registros escolares, buscando uma educação que valorize o pluralismo democrático, problematizando a educação e a democracia com destaque à diversidade e às questões de gênero, sexualidade e suas intersecções. Propõe-se, portanto, que a leitura das constituições e legislações sobre educação, gênero, sexualidade e nome social sejam reflexões que ocupem os espaços das escolas e da sociedade, uma vez que a população LGBTQIAPN+ deve ter seus direitos assegurados na Constituição, nas legislações e nas políticas públicas em todos os espaços da sociedade.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298
10.55602/1kn9z051
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298
identifier_str_mv 10.55602/1kn9z051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/298/401
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Marcos Rogério dos Santos Souza, Denise Regina Quaresma da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Marcos Rogério dos Santos Souza, Denise Regina Quaresma da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 107-118
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359636373504