Idiomas – o mundo em diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerber, Doris Helena Schaun
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vetromilla, Raquel Fritzen Dapper, Augustin, Everton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150
Resumo: O artigo apresenta contribuições para o ensino e funcionamento de escolas bilíngues no Brasil. Evidencia os estudos em pedagogia e neurociências como suporte à formação escolar de crianças ao apontar para a necessidade de se revolucionar o ensino de idiomas, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) para aquisição de línguas estrangeiras. Essa metodologia possibilita que a aprendizagem de conteúdos de uma determinada área do conhecimento e o nível de proficiência linguística ocorram simultaneamente, sem comprometer a proficiência linguística na língua materna do aluno. Ações devem repercutir em favor do aperfeiçoamento do processo educacional, que carece de adequada normatização.
id IVOTI-1_1474f528245196b21c4238c768a23b6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Idiomas – o mundo em diálogoEnsino bilíngueBilinguismoAprendizagem de idiomasCLILLinguagemEducaçãoO artigo apresenta contribuições para o ensino e funcionamento de escolas bilíngues no Brasil. Evidencia os estudos em pedagogia e neurociências como suporte à formação escolar de crianças ao apontar para a necessidade de se revolucionar o ensino de idiomas, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) para aquisição de línguas estrangeiras. Essa metodologia possibilita que a aprendizagem de conteúdos de uma determinada área do conhecimento e o nível de proficiência linguística ocorram simultaneamente, sem comprometer a proficiência linguística na língua materna do aluno. Ações devem repercutir em favor do aperfeiçoamento do processo educacional, que carece de adequada normatização.Faculdade Instituto Ivoti2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/15010.55602/rlic.v6i2.194Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 15-202525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150/158https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGerber, Doris Helena SchaunVetromilla, Raquel Fritzen DapperAugustin, Everton2022-08-26T01:08:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:08:14Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Idiomas – o mundo em diálogo
title Idiomas – o mundo em diálogo
spellingShingle Idiomas – o mundo em diálogo
Gerber, Doris Helena Schaun
Ensino bilíngue
Bilinguismo
Aprendizagem de idiomas
CLIL
Linguagem
Educação
title_short Idiomas – o mundo em diálogo
title_full Idiomas – o mundo em diálogo
title_fullStr Idiomas – o mundo em diálogo
title_full_unstemmed Idiomas – o mundo em diálogo
title_sort Idiomas – o mundo em diálogo
author Gerber, Doris Helena Schaun
author_facet Gerber, Doris Helena Schaun
Vetromilla, Raquel Fritzen Dapper
Augustin, Everton
author_role author
author2 Vetromilla, Raquel Fritzen Dapper
Augustin, Everton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerber, Doris Helena Schaun
Vetromilla, Raquel Fritzen Dapper
Augustin, Everton
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino bilíngue
Bilinguismo
Aprendizagem de idiomas
CLIL
Linguagem
Educação
topic Ensino bilíngue
Bilinguismo
Aprendizagem de idiomas
CLIL
Linguagem
Educação
description O artigo apresenta contribuições para o ensino e funcionamento de escolas bilíngues no Brasil. Evidencia os estudos em pedagogia e neurociências como suporte à formação escolar de crianças ao apontar para a necessidade de se revolucionar o ensino de idiomas, com destaque para a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL) para aquisição de línguas estrangeiras. Essa metodologia possibilita que a aprendizagem de conteúdos de uma determinada área do conhecimento e o nível de proficiência linguística ocorram simultaneamente, sem comprometer a proficiência linguística na língua materna do aluno. Ações devem repercutir em favor do aperfeiçoamento do processo educacional, que carece de adequada normatização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150
10.55602/rlic.v6i2.194
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i2.194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/150/158
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 15-20
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359208554496