Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnack, Cristiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Klering, Adriel, Danyluk Mader, Juliana, Wissmann, Jéssica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Entretextos
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694
Resumo: This study proposes reviewing understandings about content and language integrated learning (CLIL) (COYLE, 2010; HOOD, 2010; MARSH, 2010; DALE e TANNER, 2012) after analyzing pedagogical proposals of different subjects in primary education. To achieve this goal, it departs from a review about bilingual education and the understandings about CLIL.  The analysis enabled us to observe that the concepto of CLIL should be put into practice from a broader perspective. We argue, here, that for an effective bilingual education, in the setting of Brazilian primary education, which is not restricted to instruction in two languages, but competence development through and about two languages, it is necessary to reconceptualize the understanding about CLIL as an integrated approach which articulates one or another subject to the teaching of language, and analyze it, as well, as a curriculum integration dimension.
id UEL-5_fff784b967f14736e47007502a665bd4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46694
network_acronym_str UEL-5
network_name_str Revista Entretextos
repository_id_str
spelling Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngueEducação bilíngueCLILIntegração curricularThis study proposes reviewing understandings about content and language integrated learning (CLIL) (COYLE, 2010; HOOD, 2010; MARSH, 2010; DALE e TANNER, 2012) after analyzing pedagogical proposals of different subjects in primary education. To achieve this goal, it departs from a review about bilingual education and the understandings about CLIL.  The analysis enabled us to observe that the concepto of CLIL should be put into practice from a broader perspective. We argue, here, that for an effective bilingual education, in the setting of Brazilian primary education, which is not restricted to instruction in two languages, but competence development through and about two languages, it is necessary to reconceptualize the understanding about CLIL as an integrated approach which articulates one or another subject to the teaching of language, and analyze it, as well, as a curriculum integration dimension.Este estudio propone una (re)lectura de las comprensiones acerca del aprendizaje integrado de lengua y (otros) contenido(s) (content and language integrated learning - CLIL) (COYLE, 2010; HOOD, 2010; MARSH, 2010; DALE y TANNER, 2012) en el contexto de la educación bilingüe (HORNBERGER, 1990) al analizar propuestas pedagógicas de la educación básica desde diferentes componentes curriculares. Para eso, parte de una revisión a respecto de la educación bilingüe y de las concepciones construidas sobre CLIL. A partir del análisis de las propuestas pedagógicas, se desprende que el concepto de CLIL debe movilizarse de forma ampliada. Se argumenta aquí que, para una efectiva educación bilingüe en el sistema de educación básica brasileño, que no considere sólo la instrucción en dos lenguas, sino el desarrollo de las competencias en lenguas y de lenguas, es necesario resignificar la comprensión de CLIL en cuanto un espacio de integración que articula uno u otro componente curricular a la enseñanza de lengua, y analizarlo, también, bajo el prisma de la integración curricular.Este estudo propõe uma (re)leitura dos entendimentos sobre aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) (content and language integrated learning - CLIL) (COYLE; HOOD; MARSH, 2010) no contexto da educação bilíngue (HORNBERGER, 1990) ao analisar propostas pedagógicas de educação básica de diferentes componentes curriculares. Parte, para isso, de uma revisão sobre educação bilíngue e dos entendimentos construídos sobre CLIL. A partir da análise das propostas pedagógicas, pode-se observar que o conceito de CLIL pode ser mobilizado de forma amplificada. Argumenta-se aqui que, para uma efetiva educação bilíngue, no âmbito da educação básica brasileira, que não considere apenas instrução em duas línguas, mas o desenvolvimento das competências em línguas e de línguas, é necessário ressignificar o entendimento de CLIL enquanto espaço de integração que articule um ou outro componente curricular ao ensino de língua, e analisá-lo, também, sob o prisma da integração curricular. Universidade Estadual de Londrina2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/4669410.5433/1519-5392.2022v22n4Espp290-309Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 290-3092764-08091519-5392reponame:Revista Entretextosinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694/48760Copyright (c) 2023 Cristiane Schnack, Adriel Klering, Juliana Danyluk Mader, Jéssica Wissmannhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchnack, CristianeKlering, AdrielDanyluk Mader, JulianaWissmann, Jéssica2023-06-06T16:58:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46694Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextosPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/oai||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br1519-53922764-0809opendoar:2023-06-06T16:58:13Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
title Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
spellingShingle Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
Schnack, Cristiane
Educação bilíngue
CLIL
Integração curricular
title_short Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
title_full Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
title_fullStr Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
title_full_unstemmed Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
title_sort Análise de práticas pedagógicas na aprendizagem integrada de língua e (outros) conteúdo(s) na educação bilíngue
author Schnack, Cristiane
author_facet Schnack, Cristiane
Klering, Adriel
Danyluk Mader, Juliana
Wissmann, Jéssica
author_role author
author2 Klering, Adriel
Danyluk Mader, Juliana
Wissmann, Jéssica
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnack, Cristiane
Klering, Adriel
Danyluk Mader, Juliana
Wissmann, Jéssica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
CLIL
Integração curricular
topic Educação bilíngue
CLIL
Integração curricular
description This study proposes reviewing understandings about content and language integrated learning (CLIL) (COYLE, 2010; HOOD, 2010; MARSH, 2010; DALE e TANNER, 2012) after analyzing pedagogical proposals of different subjects in primary education. To achieve this goal, it departs from a review about bilingual education and the understandings about CLIL.  The analysis enabled us to observe that the concepto of CLIL should be put into practice from a broader perspective. We argue, here, that for an effective bilingual education, in the setting of Brazilian primary education, which is not restricted to instruction in two languages, but competence development through and about two languages, it is necessary to reconceptualize the understanding about CLIL as an integrated approach which articulates one or another subject to the teaching of language, and analyze it, as well, as a curriculum integration dimension.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694
10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp290-309
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694
identifier_str_mv 10.5433/1519-5392.2022v22n4Espp290-309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/46694/48760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiane Schnack, Adriel Klering, Juliana Danyluk Mader, Jéssica Wissmann
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cristiane Schnack, Adriel Klering, Juliana Danyluk Mader, Jéssica Wissmann
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Entretextos; v. 22 n. 4Esp (2022): Dossiê: Ensino e aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada: estudos da/para a sala de aula; 290-309
2764-0809
1519-5392
reponame:Revista Entretextos
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Revista Entretextos
collection Revista Entretextos
repository.name.fl_str_mv Revista Entretextos - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||entretextos.uel@gmail.com|| ppgel@uel.br|| laudi@uel.br
_version_ 1799315390024646656