Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146 |
Resumo: | Este estudo objetiva relatar o desenvolvimento do Programa de Intervenções nas Habilidades Educacionais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O curso foi oferecido na modalidade de extensão para 17 professores da rede pública de ensino e para os participantes do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior da Região do Vale do Paranhana/RS, realizado em dez encontros, entre os meses de setembro e novembro de 2017. Foram abordadas temáticas sobre a neurociência aplicada à prática docente. Percebeu-se que a realização de atividades que promovam a capacitação de profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicada à formação docente ainda é incipiente. Desse modo, mostram-se a relevância e a necessidade da prática de atividades ou ensino de estratégias que possam engajar e fomentar o desenvolvimento das habilidades educacionais. |
id |
IVOTI-1_22cd48625fe7f15bbbe83ee650395dcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/146 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e EducaçãoNeurociênciaNeuroeducaçãoHabilidades educacionaisCapacitação docenteFunções executivasEducaçãoEste estudo objetiva relatar o desenvolvimento do Programa de Intervenções nas Habilidades Educacionais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O curso foi oferecido na modalidade de extensão para 17 professores da rede pública de ensino e para os participantes do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior da Região do Vale do Paranhana/RS, realizado em dez encontros, entre os meses de setembro e novembro de 2017. Foram abordadas temáticas sobre a neurociência aplicada à prática docente. Percebeu-se que a realização de atividades que promovam a capacitação de profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicada à formação docente ainda é incipiente. Desse modo, mostram-se a relevância e a necessidade da prática de atividades ou ensino de estratégias que possam engajar e fomentar o desenvolvimento das habilidades educacionais.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/14610.55602/rlic.v6i1.184Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 120-1272525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146/153https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Edemilson Pichek dosGomes, Cármen Marilei2024-06-06T20:51:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/146Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:30Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
title |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
spellingShingle |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação Santos, Edemilson Pichek dos Neurociência Neuroeducação Habilidades educacionais Capacitação docente Funções executivas Educação |
title_short |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
title_full |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
title_fullStr |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
title_full_unstemmed |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
title_sort |
Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação |
author |
Santos, Edemilson Pichek dos |
author_facet |
Santos, Edemilson Pichek dos Gomes, Cármen Marilei |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Cármen Marilei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edemilson Pichek dos Gomes, Cármen Marilei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neurociência Neuroeducação Habilidades educacionais Capacitação docente Funções executivas Educação |
topic |
Neurociência Neuroeducação Habilidades educacionais Capacitação docente Funções executivas Educação |
description |
Este estudo objetiva relatar o desenvolvimento do Programa de Intervenções nas Habilidades Educacionais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O curso foi oferecido na modalidade de extensão para 17 professores da rede pública de ensino e para os participantes do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior da Região do Vale do Paranhana/RS, realizado em dez encontros, entre os meses de setembro e novembro de 2017. Foram abordadas temáticas sobre a neurociência aplicada à prática docente. Percebeu-se que a realização de atividades que promovam a capacitação de profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicada à formação docente ainda é incipiente. Desse modo, mostram-se a relevância e a necessidade da prática de atividades ou ensino de estratégias que possam engajar e fomentar o desenvolvimento das habilidades educacionais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146 10.55602/rlic.v6i1.184 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v6i1.184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146/153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 120-127 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359204360192 |