Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safadi, Thiago Moreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Muynarsk, Elisângela de Souza Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213
Resumo: O objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.
id IVOTI-1_4b4c320962bf791faff5904772ea9921
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educaçãoCurrículoPlanejamento pedagógicoProjeto Político PedagógicoSistemas de informação geográficaDesenvolvimento espacialO objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21310.55602/rlic.v10i1.213Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 61-712525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213/217Copyright (c) 2022 Thiago Moreira Safadi, Elisângela de Souza Miranda Muynarskhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSafadi, Thiago Moreira Muynarsk, Elisângela de Souza Miranda 2022-08-26T14:05:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/213Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T14:05:14Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
title Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
spellingShingle Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
Safadi, Thiago Moreira
Currículo
Planejamento pedagógico
Projeto Político Pedagógico
Sistemas de informação geográfica
Desenvolvimento espacial
title_short Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
title_full Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
title_fullStr Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
title_full_unstemmed Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
title_sort Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação
author Safadi, Thiago Moreira
author_facet Safadi, Thiago Moreira
Muynarsk, Elisângela de Souza Miranda
author_role author
author2 Muynarsk, Elisângela de Souza Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Safadi, Thiago Moreira
Muynarsk, Elisângela de Souza Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Planejamento pedagógico
Projeto Político Pedagógico
Sistemas de informação geográfica
Desenvolvimento espacial
topic Currículo
Planejamento pedagógico
Projeto Político Pedagógico
Sistemas de informação geográfica
Desenvolvimento espacial
description O objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213
10.55602/rlic.v10i1.213
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i1.213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213/217
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Thiago Moreira Safadi, Elisângela de Souza Miranda Muynarsk
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Thiago Moreira Safadi, Elisângela de Souza Miranda Muynarsk
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 61-71
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359536758784