Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263 |
Resumo: | Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...] |
id |
IVOTI-1_86b3717390ad7568ee0968ab53d1bd74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/263 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacionalPandemiaCovid-19Relacionamento humanoPesquisa-açãoProtagonismoEscolaVivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26310.55602/rlic.v10i2.263 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 121-1232525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263/359Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhornhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKroth, Cláudia KniphoffCarvalho, MaribelDockhorn, ValdomiroGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:22:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/263Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:22:15Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
title |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
spellingShingle |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional Kroth, Cláudia Kniphoff Pandemia Covid-19 Relacionamento humano Pesquisa-ação Protagonismo Escola |
title_short |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
title_full |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
title_fullStr |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
title_full_unstemmed |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
title_sort |
Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional |
author |
Kroth, Cláudia Kniphoff |
author_facet |
Kroth, Cláudia Kniphoff Carvalho, Maribel Dockhorn, Valdomiro Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Maribel Dockhorn, Valdomiro Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kroth, Cláudia Kniphoff Carvalho, Maribel Dockhorn, Valdomiro Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Covid-19 Relacionamento humano Pesquisa-ação Protagonismo Escola |
topic |
Pandemia Covid-19 Relacionamento humano Pesquisa-ação Protagonismo Escola |
description |
Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263 10.55602/rlic.v10i2.263 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i2.263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263/359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhorn https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhorn https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 121-123 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359601770496 |