Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kroth, Cláudia Kniphoff
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carvalho, Maribel, Dockhorn, Valdomiro, Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263
Resumo: Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]
id IVOTI-1_86b3717390ad7568ee0968ab53d1bd74
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/263
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacionalPandemiaCovid-19Relacionamento humanoPesquisa-açãoProtagonismoEscolaVivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26310.55602/rlic.v10i2.263 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 121-1232525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263/359Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhornhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKroth, Cláudia KniphoffCarvalho, MaribelDockhorn, ValdomiroGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:22:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/263Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:22:15Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
title Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
spellingShingle Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
Kroth, Cláudia Kniphoff
Pandemia
Covid-19
Relacionamento humano
Pesquisa-ação
Protagonismo
Escola
title_short Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
title_full Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
title_fullStr Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
title_full_unstemmed Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
title_sort Relação humana com afetividade em prol da autonomia dos sujeitos no processo educacional
author Kroth, Cláudia Kniphoff
author_facet Kroth, Cláudia Kniphoff
Carvalho, Maribel
Dockhorn, Valdomiro
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Carvalho, Maribel
Dockhorn, Valdomiro
Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kroth, Cláudia Kniphoff
Carvalho, Maribel
Dockhorn, Valdomiro
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Covid-19
Relacionamento humano
Pesquisa-ação
Protagonismo
Escola
topic Pandemia
Covid-19
Relacionamento humano
Pesquisa-ação
Protagonismo
Escola
description Vivemos um tempo que apresenta demandas novas nas relações humanas. Na escola esta realidade é intensa e influencia toda uma geração que teve uma experiência ímpar no contexto da pandemia. Alunos apresentam algumas defasagens cognitivas bem como dificuldades relacionadas aos aspectos socioemocionais como baixa tolerância à frustração, insegurança, falta de desejo pela aprendizagem e envolvimento com as atividades escolares. Além de um mergulho acelerado dos professores no mundo digital tecnológico para respostas no campo dos conteúdos, o que se apresenta é a necessidade de se trabalhar mais as relações humanas, encontrar sentido, ressignificar a vida e os seus propósitos e definir com maior clareza quais aspectos precisam ser elencados como necessidades, prioridades a serem trabalhadas com alunos, pais e professores. Perceptível um grau de desconforto nas relações humanas na escola como consequência do isolamento e das preocupações trazidas pela pandemia que surpreendeu a todos pelo seu efeito dramático de mudanças de rotinas e ameaças reais à vida. A constatação da realidade humana alterada no seu ânimo atinge grande parte de nossos públicos, pós pandemia, envolve e implica o nosso fazer pedagógico. Entendemos que o nosso trabalho contribuirá para que professores e estudantes, conscientes de uma realidade diferente, possam caminhar com maior autonomia e sentido de propósitos para o crescimento pessoal e social, que tem, na humanização, o seu pilar fundamental. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263
10.55602/rlic.v10i2.263
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/263/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhorn
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudia Kniphoff Kroth, Maribel Carvalho, Valdomiro Dockhorn
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 121-123
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359601770496