Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheeren, Fernanda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fang, Marceli Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51
Resumo: A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.
id IVOTI-1_8931f88970c97aa318f3485c88630931
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeirasLíngua estrangeiraPIBIDMotivaçãoMétodo de ensinoEducaçãoA prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/5110.55602/rlic.v2i2.59Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 134-1392525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51/51https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheeren, FernandaFang, Marceli Carine2022-08-26T01:16:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:16:42Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
title Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
spellingShingle Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
Scheeren, Fernanda
Língua estrangeira
PIBID
Motivação
Método de ensino
Educação
title_short Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
title_full Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
title_fullStr Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
title_sort Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
author Scheeren, Fernanda
author_facet Scheeren, Fernanda
Fang, Marceli Carine
author_role author
author2 Fang, Marceli Carine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheeren, Fernanda
Fang, Marceli Carine
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
PIBID
Motivação
Método de ensino
Educação
topic Língua estrangeira
PIBID
Motivação
Método de ensino
Educação
description A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51
10.55602/rlic.v2i2.59
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i2.59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51/51
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 134-139
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358820581376