Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51 |
Resumo: | A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente. |
id |
IVOTI-1_8931f88970c97aa318f3485c88630931 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeirasLíngua estrangeiraPIBIDMotivaçãoMétodo de ensinoEducaçãoA prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/5110.55602/rlic.v2i2.59Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 134-1392525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51/51https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheeren, FernandaFang, Marceli Carine2022-08-26T01:16:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/51Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:16:42Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
title |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
spellingShingle |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras Scheeren, Fernanda Língua estrangeira PIBID Motivação Método de ensino Educação |
title_short |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
title_full |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
title_fullStr |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
title_full_unstemmed |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
title_sort |
Motivação na adolescência: um aspecto essencial para o ensino de línguas estrangeiras |
author |
Scheeren, Fernanda |
author_facet |
Scheeren, Fernanda Fang, Marceli Carine |
author_role |
author |
author2 |
Fang, Marceli Carine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheeren, Fernanda Fang, Marceli Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira PIBID Motivação Método de ensino Educação |
topic |
Língua estrangeira PIBID Motivação Método de ensino Educação |
description |
A prática de iniciação à docência de língua alemã evocou questionamentos quanto à importância em compreender os processos de aquisição de língua estrangeira na adolescência, aliados ao fator motivacional. O presente artigo visa à reflexão acerca do resgate da motivação de adolescentes aprendizes de língua alemã. O fato que levou a busca por tal compreensão ocorreu através de dificuldades encontradas ante a uma turma de adolescentes que se mostravam desinteressados com a proposta apresentada. Para tanto, serão apresentados elementos que definem a adolescência e fatores que influenciam o aprendizado de línguas estrangeiras. A situação desencadeadora ocorreu junto à prática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida semanalmente em uma escola da rede municipal na cidade de Ivoti, RS. A reflexão teórica diante da problemática vivenciada reitera a necessidade de compreensão da adolescência como etapa importante no desenvolvimento humano. Além disso, tal experiência torna-se significativa na formação docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51 10.55602/rlic.v2i2.59 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i2.59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/51/51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 134-139 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358820581376 |