Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konrad, Jordana Taís
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/35
Resumo: Aprender uma língua estrangeira é indispensável na era da globalização. As questões relativas à motivação dos alunos em situação de aprendizagem da língua estrangeira e o uso de recursos tecnológicos são temas relevantes e merecidos de estudo. Por essa razão, este trabalho tem por objetivos detalhar as características do adolescente, estudar a aprendizagem de língua estrangeira e buscar nas neurociências um embasamento teórico sobre o que ocorre no cérebro nesse período. Através da metodologia denominada grupo focal, refletiu-se, juntamente com alunos de Língua Alemã, o ensino da língua numa escola em São Leopoldo. Conclui-se que a metodologia utilizada pelo professor e a relação dele para com o aluno são fatores que influenciam a motivação desse para com aprendizagem de alemão.
id IVOTI-1_9b0da07037a767ee49ba00697b79bc86
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociênciasLíngua estrangeiraNeurociênciasMotivaçãoLíngua alemãEducaçãoAprender uma língua estrangeira é indispensável na era da globalização. As questões relativas à motivação dos alunos em situação de aprendizagem da língua estrangeira e o uso de recursos tecnológicos são temas relevantes e merecidos de estudo. Por essa razão, este trabalho tem por objetivos detalhar as características do adolescente, estudar a aprendizagem de língua estrangeira e buscar nas neurociências um embasamento teórico sobre o que ocorre no cérebro nesse período. Através da metodologia denominada grupo focal, refletiu-se, juntamente com alunos de Língua Alemã, o ensino da língua numa escola em São Leopoldo. Conclui-se que a metodologia utilizada pelo professor e a relação dele para com o aluno são fatores que influenciam a motivação desse para com aprendizagem de alemão.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3510.55602/rlic.v2i2.42Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 22-322525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/35/35https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKonrad, Jordana Taís2024-06-06T20:50:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/35Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:28Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
title Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
spellingShingle Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
Konrad, Jordana Taís
Língua estrangeira
Neurociências
Motivação
Língua alemã
Educação
title_short Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
title_full Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
title_fullStr Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
title_full_unstemmed Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
title_sort Aprendizado de língua estrangeira durante a pré-adolescência e a (des)motivação a partir das contribuições das neurociências
author Konrad, Jordana Taís
author_facet Konrad, Jordana Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Konrad, Jordana Taís
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Neurociências
Motivação
Língua alemã
Educação
topic Língua estrangeira
Neurociências
Motivação
Língua alemã
Educação
description Aprender uma língua estrangeira é indispensável na era da globalização. As questões relativas à motivação dos alunos em situação de aprendizagem da língua estrangeira e o uso de recursos tecnológicos são temas relevantes e merecidos de estudo. Por essa razão, este trabalho tem por objetivos detalhar as características do adolescente, estudar a aprendizagem de língua estrangeira e buscar nas neurociências um embasamento teórico sobre o que ocorre no cérebro nesse período. Através da metodologia denominada grupo focal, refletiu-se, juntamente com alunos de Língua Alemã, o ensino da língua numa escola em São Leopoldo. Conclui-se que a metodologia utilizada pelo professor e a relação dele para com o aluno são fatores que influenciam a motivação desse para com aprendizagem de alemão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/35
10.55602/rlic.v2i2.42
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/35
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i2.42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/35/35
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 22-32
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358799609856