Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Domínios de Lingu@gem |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605 |
Resumo: | A motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional. |
id |
UFU-12_4a09b4a37a42f4d5809bfeacbb3176d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19605 |
network_acronym_str |
UFU-12 |
network_name_str |
Domínios de Lingu@gem |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeiramotivaçãovideogamesaprendizagemlíngua estrangeiraA motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional.PP/UFU2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/1960510.14393/DL13-v6n2a2012-13Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-2321980-5799reponame:Domínios de Lingu@geminstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605/11146Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perineinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerine, Cristiane Manzan2017-02-21T13:42:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/19605Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagemPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/oairevistadominios@ileel.ufu.br||1980-57991980-5799opendoar:2017-02-21T13:42:11Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
title |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
spellingShingle |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira Perine, Cristiane Manzan motivação videogames aprendizagem língua estrangeira |
title_short |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
title_full |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
title_fullStr |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
title_sort |
Saberes em construção: videogames e motivação na aprendizagem de língua estrangeira |
author |
Perine, Cristiane Manzan |
author_facet |
Perine, Cristiane Manzan |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perine, Cristiane Manzan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
motivação videogames aprendizagem língua estrangeira |
topic |
motivação videogames aprendizagem língua estrangeira |
description |
A motivação é listada como uma das variáveis afetivas da qual depende o sucesso na aprendizagem. Segundo Dörnyei (2005), a motivação está relacionada a um dos aspectos mais básicos da mente humana, e boa parte dos professores e pesquisadores concordam que a motivação tem papel importante na determinação de sucesso ou fracasso em qualquer situação de aprendizagem. A palavra motivação tem origem no verbo latino movere, que significa mover, sendo definida, então, como o que leva o indivíduo a fazer escolhas, a se engajar em certas atividades e a persistir nessa ação. O surgimento dos videogames nos remete aos Estados Unidos da década de 40. Esses jogos revolucionam a indústria de entretenimento e se proliferaram por todo o mundo, chegando aos aparelhos que conhecemos hoje, modernos, com alta tecnologia e mais, mediadores da aprendizagem de línguas. Este estudo tem por objetivo propor uma leitura dos princípios de aprendizagem de James Paul Gee em relação à aprendizagem por meio de videogames a partir das estratégias motivacionais para aprendizagem de língua estrangeira propostas pelo psicólogo Zóltan Dörnyei. Trata-se de uma tentativa de melhor compreender o papel facilitador para a aprendizagem de línguas inerentes aos videogames aliados ao seu potencial motivacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605 10.14393/DL13-v6n2a2012-13 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605 |
identifier_str_mv |
10.14393/DL13-v6n2a2012-13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/19605/11146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perine info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Cristiane Manzan Perine |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
PP/UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 No. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232 Domínios de Lingu@gem; Vol. 6 Núm. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232 Domínios de Lingu@gem; v. 6 n. 2 (2012): Ensino de Línguas Mediado por Computador/EaD; 207-232 1980-5799 reponame:Domínios de Lingu@gem instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Domínios de Lingu@gem |
collection |
Domínios de Lingu@gem |
repository.name.fl_str_mv |
Domínios de Lingu@gem - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadominios@ileel.ufu.br|| |
_version_ |
1797067713664778240 |