Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Arthur Felipe Moreira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86
Resumo: O presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem.
id IVOTI-1_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderaçõesEnsino religiosoEpistemologiaLinguagemEducaçãoO presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem.Faculdade Instituto Ivoti2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8610.55602/rlic.v4i1.95Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 15-222525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86/88https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Arthur Felipe Moreira de2022-08-26T01:13:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:13:30Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
title Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
spellingShingle Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
Melo, Arthur Felipe Moreira de
Ensino religioso
Epistemologia
Linguagem
Educação
title_short Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
title_full Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
title_fullStr Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
title_full_unstemmed Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
title_sort Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
author Melo, Arthur Felipe Moreira de
author_facet Melo, Arthur Felipe Moreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Arthur Felipe Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Epistemologia
Linguagem
Educação
topic Ensino religioso
Epistemologia
Linguagem
Educação
description O presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86
10.55602/rlic.v4i1.95
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v4i1.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86/88
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 15-22
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358864621568