Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86 |
Resumo: | O presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem. |
id |
IVOTI-1_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderaçõesEnsino religiosoEpistemologiaLinguagemEducaçãoO presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem.Faculdade Instituto Ivoti2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8610.55602/rlic.v4i1.95Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 15-222525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86/88https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Arthur Felipe Moreira de2022-08-26T01:13:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:13:30Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
title |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
spellingShingle |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações Melo, Arthur Felipe Moreira de Ensino religioso Epistemologia Linguagem Educação |
title_short |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
title_full |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
title_fullStr |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
title_full_unstemmed |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
title_sort |
Saberes necessários à docência do Ensino Religioso no contexto brasileiro: ponderações |
author |
Melo, Arthur Felipe Moreira de |
author_facet |
Melo, Arthur Felipe Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Arthur Felipe Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Epistemologia Linguagem Educação |
topic |
Ensino religioso Epistemologia Linguagem Educação |
description |
O presente artigo insere-se dentro da revisão bibliográfica da pesquisa de doutorado ora em andamento pelas Faculdades EST na área de concentração ‘Religião e Educação’. Seu objetivo é elencar, bem como discutir sucintamente alguns saberes com o potencial de viabilizar, num nível mais geral, a transposição didática do estudo do ‘fenômeno religioso’ para dentro do espaço do Ensino Religioso da escola pública. Nesse sentido, este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a epistemologia do Ensino Religioso no Brasil, algo ainda em construção. Parte de uma breve contextualização do Ensino Religioso brasileiro para, em seguida, fazer uma aproximação conceitual do termo ‘saber’. A partir de então, são apresentados e discutidos alguns desses saberes em sua relação com a epistemologia do Ensino Religioso. O texto tem como principal interlocutor Raimon Panikkar. Entre suas conclusões, o texto sugere que os principais desafios à construção dos saberes necessários à docência do Ensino Religioso no Brasil estejam no domínio da linguagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86 10.55602/rlic.v4i1.95 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v4i1.95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/86/88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 1 (2016); 15-22 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358864621568 |