O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Natalia Caroline dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189
Resumo: O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.
id IVOTI-1_d5dedfc118b6e00cd7950d26410a5c6d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino MédioMatemática contextualizadaMatemáticaAprendizagem Baseada em Problemas (ABP)Ensino MédioAtividades de aplicabilidadeO presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.Faculdade Instituto Ivoti2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/18910.55602/rlic.v9i1.250Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 14-272525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189/197https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Natalia Caroline dosGoldmeyer, Marguit Carmen2022-08-26T01:04:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:04:41Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
title O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
spellingShingle O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
Passos, Natalia Caroline dos
Matemática contextualizada
Matemática
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Ensino Médio
Atividades de aplicabilidade
title_short O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
title_full O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
title_fullStr O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
title_full_unstemmed O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
title_sort O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
author Passos, Natalia Caroline dos
author_facet Passos, Natalia Caroline dos
Goldmeyer, Marguit Carmen
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Natalia Caroline dos
Goldmeyer, Marguit Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática contextualizada
Matemática
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Ensino Médio
Atividades de aplicabilidade
topic Matemática contextualizada
Matemática
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
Ensino Médio
Atividades de aplicabilidade
description O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189
10.55602/rlic.v9i1.250
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v9i1.250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189/197
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 14-27
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359262031872