O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189 |
Resumo: | O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática. |
id |
IVOTI-1_d5dedfc118b6e00cd7950d26410a5c6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino MédioMatemática contextualizadaMatemáticaAprendizagem Baseada em Problemas (ABP)Ensino MédioAtividades de aplicabilidadeO presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática.Faculdade Instituto Ivoti2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/18910.55602/rlic.v9i1.250Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 14-272525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189/197https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Natalia Caroline dosGoldmeyer, Marguit Carmen2022-08-26T01:04:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/189Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:04:41Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
title |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
spellingShingle |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio Passos, Natalia Caroline dos Matemática contextualizada Matemática Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Ensino Médio Atividades de aplicabilidade |
title_short |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
title_full |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
title_fullStr |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
title_sort |
O ensino da matemática: sua aplicabilidade no cotidiano de alunos do Ensino Médio |
author |
Passos, Natalia Caroline dos |
author_facet |
Passos, Natalia Caroline dos Goldmeyer, Marguit Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Natalia Caroline dos Goldmeyer, Marguit Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática contextualizada Matemática Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Ensino Médio Atividades de aplicabilidade |
topic |
Matemática contextualizada Matemática Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Ensino Médio Atividades de aplicabilidade |
description |
O presente artigo objetiva promover uma reflexão acerca do ensino da disciplina de Matemática e a contextualização no dia a dia do estudante do Ensino Médio, de modo que compreendam e percebam a relação entre a matéria ministrada e seu cotidiano. Assim, serão apresentados relatos de atividades realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, referentes a aplicabilidade da teoria na disciplina em questão. Para a realização do presente trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa – ação, uma vez que enfatiza a melhoria de práticas pedagógicas e permite a intervenção no aprendizado a partir da observação e do diálogo, o que contribui para o processo de construção coletiva entre pesquisador e participantes. Autores respeitáveis, os quais defendem a ideia de uma melhor contextualização dos conteúdos estudados em sala de aula e atividades realizadas por meio da abordagem metodológica, conhecida como Atividades Baseadas em Problemas (ABP), embasaram os relatos da pesquisadora. A partir dos exercícios desenvolvidos, foi perceptível a construção coletiva, o amadurecimento e o desenvolvimento dos estudantes, que ao serem ouvidos e também desafiados, geraram situações de ampla evolução e protagonismo no entendimento dos conteúdos da disciplina de Matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189 10.55602/rlic.v9i1.250 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v9i1.250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/189/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 9 n. 1 (2021); 14-27 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359262031872 |