A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Priscilla Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525
Resumo: In this paper we will present a methodological proposal for the teaching of Combinatorial Analysis, based on Problem Based Learning (ABProb), in search of a more efficient method for its learning. To this end, we will start with a brief historical background of high school and its standardization in Brazil, presenting some of the expectations of its new proposal and some active methodologies, focusing on its ideals. We will emphasize ABProb, motivated by the recommendations of the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and the current exam model for access to higher education at the national level, National High School Examination, which, in a way, influences the high school teaching and learning process. In addition, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we will present a little of the Combinatorial Analysis studied in High School, chosen for being an easily contextualized and problematized content, besides the low performance index presented by the students in relation to it.
id UFPB_16d5101384d705307f5f43a0885416e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19525
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemasEnsino médioMetodologias ativasAprendizagem baseada em problemasABProbABPAnálise combinatóriaHigh schoolCombinatorial analysisProblem based learningActive methodologiesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADAIn this paper we will present a methodological proposal for the teaching of Combinatorial Analysis, based on Problem Based Learning (ABProb), in search of a more efficient method for its learning. To this end, we will start with a brief historical background of high school and its standardization in Brazil, presenting some of the expectations of its new proposal and some active methodologies, focusing on its ideals. We will emphasize ABProb, motivated by the recommendations of the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and the current exam model for access to higher education at the national level, National High School Examination, which, in a way, influences the high school teaching and learning process. In addition, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we will present a little of the Combinatorial Analysis studied in High School, chosen for being an easily contextualized and problematized content, besides the low performance index presented by the students in relation to it.NenhumaApresentaremos neste trabalho uma proposta metodológica para o ensino da Análise Combinatória, baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), na procura por um método mais eficiente para a sua aprendizagem. Para este fim, iniciaremos com uma breve retrospectiva histórica do Ensino Médio e sua padronização no Brasil, com a apresentação de algumas das expectativas de sua nova proposta e de algumas metodologias ativas, com foco em seus ideais. Daremos ênfase a ABProb, motivados pelas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e do atual modelo de exame para acesso ao Ensino Superior de nível nacional, Exame Nacional do Ensino Médio, que, de certo modo, influencia o processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio. Além disso, com o objetivo de preparar o leitor para um melhor entendimento da nossa proposta, apresentaremos um pouco da Análise Combinatória estudada no Ensino Médio, escolhida por ser um conteúdo de fácil contextualização e problematização, além do baixo índice de desempenho apresentado pelos alunos em relação à ela.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMatemáticaMestrado Profissional em MatemáticaUFPBBezerra, Flank David Moraishttp://lattes.cnpq.br/3997742141912443Peixoto, Priscilla Costa2021-02-21T22:05:36Z2019-10-302021-02-21T22:05:36Z2019-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-08-10T19:37:12Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-08-10T19:37:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
title A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
spellingShingle A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
Peixoto, Priscilla Costa
Ensino médio
Metodologias ativas
Aprendizagem baseada em problemas
ABProb
ABP
Análise combinatória
High school
Combinatorial analysis
Problem based learning
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
title_short A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
title_full A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
title_fullStr A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
title_full_unstemmed A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
title_sort A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas
author Peixoto, Priscilla Costa
author_facet Peixoto, Priscilla Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Flank David Morais
http://lattes.cnpq.br/3997742141912443
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Priscilla Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Metodologias ativas
Aprendizagem baseada em problemas
ABProb
ABP
Análise combinatória
High school
Combinatorial analysis
Problem based learning
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
topic Ensino médio
Metodologias ativas
Aprendizagem baseada em problemas
ABProb
ABP
Análise combinatória
High school
Combinatorial analysis
Problem based learning
Active methodologies
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
description In this paper we will present a methodological proposal for the teaching of Combinatorial Analysis, based on Problem Based Learning (ABProb), in search of a more efficient method for its learning. To this end, we will start with a brief historical background of high school and its standardization in Brazil, presenting some of the expectations of its new proposal and some active methodologies, focusing on its ideals. We will emphasize ABProb, motivated by the recommendations of the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and the current exam model for access to higher education at the national level, National High School Examination, which, in a way, influences the high school teaching and learning process. In addition, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we will present a little of the Combinatorial Analysis studied in High School, chosen for being an easily contextualized and problematized content, besides the low performance index presented by the students in relation to it.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2019-08-30
2021-02-21T22:05:36Z
2021-02-21T22:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Matemática
Mestrado Profissional em Matemática
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Matemática
Mestrado Profissional em Matemática
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842968893587456