Representação da etnia negra nos livros didáticos: o papel social da figura do negro no material de apoio pedagógico da educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/116 |
Resumo: | A Lei 10.639/2003 trouxe aos currículos escolares uma nova e importante etapa em sua abordagem na promoção para a educação étnico-racial. Inserido diretamente no espaço escolar, o livro didático é um auxiliar de grande responsabilidade no processo de aprendizagem, nas construções e representações do ser brasileiro, contextualizando o aluno frente ao conteúdo e ao meio social onde vive. Acreditando que o material didático deva seguir em consonância com o discurso e práticas pedagógicas de diversidade cultural e visibilidade às culturas afro-brasileira e africana, este artigo teve por objetivo analisar como acontece a representação social da figura do negro e sua etnicidade através dos livros didáticos em todo o país. Para tanto buscou-se analisar o conteúdo de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental 6º, 7º, 8º e 9º anos de três coleções e editoras diferentes, analisando de que forma ocorre a representação do negro nessas obras. Pesquisas com este escopo visam fomentar a discussão e aumentar o conhecimento sobre esse tema, que abrange inúmeros vieses, possibilitando assim vislumbrar insights para futuras pesquisas. Os resultados apontam que, mesmo após os doze primeiros anos em que a lei 10.639/2003 se encontrou em vigor, o material didático pouco apresenta a figura do negro afro-brasileiro ou africano fora do marco da escravidão, o que reforça paradigmas e visões errôneas sobre a representação da etnia negra na sociedade. |
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Representação da etnia negra nos livros didáticos: o papel social da figura do negro no material de apoio pedagógico da educação básicaEducação étnico-racialNegroLivro didáticoA Lei 10.639/2003 trouxe aos currículos escolares uma nova e importante etapa em sua abordagem na promoção para a educação étnico-racial. Inserido diretamente no espaço escolar, o livro didático é um auxiliar de grande responsabilidade no processo de aprendizagem, nas construções e representações do ser brasileiro, contextualizando o aluno frente ao conteúdo e ao meio social onde vive. Acreditando que o material didático deva seguir em consonância com o discurso e práticas pedagógicas de diversidade cultural e visibilidade às culturas afro-brasileira e africana, este artigo teve por objetivo analisar como acontece a representação social da figura do negro e sua etnicidade através dos livros didáticos em todo o país. Para tanto buscou-se analisar o conteúdo de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental 6º, 7º, 8º e 9º anos de três coleções e editoras diferentes, analisando de que forma ocorre a representação do negro nessas obras. Pesquisas com este escopo visam fomentar a discussão e aumentar o conhecimento sobre esse tema, que abrange inúmeros vieses, possibilitando assim vislumbrar insights para futuras pesquisas. Os resultados apontam que, mesmo após os doze primeiros anos em que a lei 10.639/2003 se encontrou em vigor, o material didático pouco apresenta a figura do negro afro-brasileiro ou africano fora do marco da escravidão, o que reforça paradigmas e visões errôneas sobre a representação da etnia negra na sociedade.Faculdade Instituto Ivoti2017-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/11610.55602/rlic.v5i1.141Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 5 n. 1 (2017); 40-472525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/116/119https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatte Júnior, Alexandre AloysAlves, Darlã deGevehr, Daniel Luciano2024-06-06T20:51:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/116Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:13Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
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