As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartor, Fernanda Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mengue, Bárbara Vier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229
Resumo: As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]
id IVOTI-1_e4799a302bbfadbb348f6c2966afceb2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógicaFeedbackEstratégiaHabilidadesAs avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/22910.55602/rlic.v10i2.229 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 38-392525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229/325Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSartor, Fernanda RaquelMengue, Bárbara Vier2023-04-05T12:20:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T12:20:09Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
title As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
spellingShingle As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
Sartor, Fernanda Raquel
Feedback
Estratégia
Habilidades
title_short As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
title_full As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
title_fullStr As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
title_full_unstemmed As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
title_sort As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
author Sartor, Fernanda Raquel
author_facet Sartor, Fernanda Raquel
Mengue, Bárbara Vier
author_role author
author2 Mengue, Bárbara Vier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartor, Fernanda Raquel
Mengue, Bárbara Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
Estratégia
Habilidades
topic Feedback
Estratégia
Habilidades
description As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229
10.55602/rlic.v10i2.229
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229/325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartor
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 38-39
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359556681728