As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229 |
Resumo: | As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...] |
id |
IVOTI-1_e4799a302bbfadbb348f6c2966afceb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógicaFeedbackEstratégiaHabilidadesAs avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/22910.55602/rlic.v10i2.229 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 38-392525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229/325Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSartor, Fernanda RaquelMengue, Bárbara Vier2023-04-05T12:20:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/229Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T12:20:09Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
title |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
spellingShingle |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica Sartor, Fernanda Raquel Feedback Estratégia Habilidades |
title_short |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
title_full |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
title_fullStr |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
title_sort |
As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica |
author |
Sartor, Fernanda Raquel |
author_facet |
Sartor, Fernanda Raquel Mengue, Bárbara Vier |
author_role |
author |
author2 |
Mengue, Bárbara Vier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartor, Fernanda Raquel Mengue, Bárbara Vier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feedback Estratégia Habilidades |
topic |
Feedback Estratégia Habilidades |
description |
As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229 10.55602/rlic.v10i2.229 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i2.229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229/325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Raquel Sartor https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 38-39 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359556681728 |