DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira-Santos,Joene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia Escolar e Educacional (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100331
Resumo: RESUMO A efetividade do treinamento de habilidades sociais (THS) presencial está bem estabelecida na literatura, mas são escassos estudos que avaliam o resultado de cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) destinados a promover essas habilidades. Nesses cursos, o tutor assume um papel importante ao orientar o desempenho dos alunos. Portanto, este estudo avaliou como o feedback fornecido pelo tutor afeta as notas do aluno em um THS em EaD. Os feedbacks foram classificados quanto a presença, amplitude, efeito, função e organização. Os dados parecem indicar que nem a presença nem o tipo de feedback afetam o desempenho dos alunos. Contudo, os dados também sinalizaram que alguns feedbacks foram apagados e/ou alterados após a atividade ser refeita. Novos estudos, com amostras maiores e analisando o histórico do feedback fornecido pelo tutor a cada tarefa, poderão avaliar com maior precisão como o feedback interfere no desenvolvimento das habilidades sociais dos participantes.
id ABRAPEE-1_5cc4f8fa82297a09dc6e50b8a4630926
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-85572020000100331
network_acronym_str ABRAPEE-1
network_name_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository_id_str
spelling DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTORFeedbacktreinamento de habilidades sociaiseducação à distânciaRESUMO A efetividade do treinamento de habilidades sociais (THS) presencial está bem estabelecida na literatura, mas são escassos estudos que avaliam o resultado de cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) destinados a promover essas habilidades. Nesses cursos, o tutor assume um papel importante ao orientar o desempenho dos alunos. Portanto, este estudo avaliou como o feedback fornecido pelo tutor afeta as notas do aluno em um THS em EaD. Os feedbacks foram classificados quanto a presença, amplitude, efeito, função e organização. Os dados parecem indicar que nem a presença nem o tipo de feedback afetam o desempenho dos alunos. Contudo, os dados também sinalizaram que alguns feedbacks foram apagados e/ou alterados após a atividade ser refeita. Novos estudos, com amostras maiores e analisando o histórico do feedback fornecido pelo tutor a cada tarefa, poderão avaliar com maior precisão como o feedback interfere no desenvolvimento das habilidades sociais dos participantes.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100331Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/2175-35392020217008info:eu-repo/semantics/openAccessVieira-Santos,Joenepor2020-12-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572020000100331Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2020-12-18T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
title DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
Vieira-Santos,Joene
Feedback
treinamento de habilidades sociais
educação à distância
title_short DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
title_full DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
title_sort DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM EAD: O PAPEL DO FEEDBACK DO TUTOR
author Vieira-Santos,Joene
author_facet Vieira-Santos,Joene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira-Santos,Joene
dc.subject.por.fl_str_mv Feedback
treinamento de habilidades sociais
educação à distância
topic Feedback
treinamento de habilidades sociais
educação à distância
description RESUMO A efetividade do treinamento de habilidades sociais (THS) presencial está bem estabelecida na literatura, mas são escassos estudos que avaliam o resultado de cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) destinados a promover essas habilidades. Nesses cursos, o tutor assume um papel importante ao orientar o desempenho dos alunos. Portanto, este estudo avaliou como o feedback fornecido pelo tutor afeta as notas do aluno em um THS em EaD. Os feedbacks foram classificados quanto a presença, amplitude, efeito, função e organização. Os dados parecem indicar que nem a presença nem o tipo de feedback afetam o desempenho dos alunos. Contudo, os dados também sinalizaram que alguns feedbacks foram apagados e/ou alterados após a atividade ser refeita. Novos estudos, com amostras maiores e analisando o histórico do feedback fornecido pelo tutor a cada tarefa, poderão avaliar com maior precisão como o feedback interfere no desenvolvimento das habilidades sociais dos participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100331
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572020000100331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-35392020217008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional v.24 2020
reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)
instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron:ABRAPEE
instname_str Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
instacron_str ABRAPEE
institution ABRAPEE
reponame_str Psicologia Escolar e Educacional (Online)
collection Psicologia Escolar e Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
repository.mail.fl_str_mv revista@abrapee.psc.br
_version_ 1754212607422627840