Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268 |
Resumo: | Os fios norteadores deste resumo revisitam as discussões desenvolvidas a partir da Trilha 4, intitulada “Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem, oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marguit Goldmeyer. A pandemia da COVID-19 apresentou um dilema que acompanha os processos de ensino e aprendizagem há décadas, e entre eles destacam-se: a necessidade de repensar o papel do professor, aproximando-o da figura de gestor de turma, dando ao estudante maior responsabilidade no que diz respeito ao processo de pesquisa e desenvolvimento de pensamento crítico. Em segundo lugar, está a necessidade de inserir novas tecnologias em sala de aula, seja por meio de ferramentas digitais, seja por meio de novas práticas pedagógicas. [...] |
id |
IVOTI-1_ea4a53df5338d27f1b7ff595351b9201 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/268 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19TecnologiaEducação continuadaTreinamentoOs fios norteadores deste resumo revisitam as discussões desenvolvidas a partir da Trilha 4, intitulada “Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem, oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marguit Goldmeyer. A pandemia da COVID-19 apresentou um dilema que acompanha os processos de ensino e aprendizagem há décadas, e entre eles destacam-se: a necessidade de repensar o papel do professor, aproximando-o da figura de gestor de turma, dando ao estudante maior responsabilidade no que diz respeito ao processo de pesquisa e desenvolvimento de pensamento crítico. Em segundo lugar, está a necessidade de inserir novas tecnologias em sala de aula, seja por meio de ferramentas digitais, seja por meio de novas práticas pedagógicas. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/26810.55602/rlic.v10i2.268 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 134-1362525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268/364Copyright (c) 2022 Willian Henrique Hoppehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHoppe, Willian HenriqueGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:28:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/268Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:28:36Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
title |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
spellingShingle |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 Hoppe, Willian Henrique Tecnologia Educação continuada Treinamento |
title_short |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
title_full |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
title_fullStr |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
title_sort |
Professores e gestores de turma: desafios e potencialidades no período pós pandemia de Covid-19 |
author |
Hoppe, Willian Henrique |
author_facet |
Hoppe, Willian Henrique Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoppe, Willian Henrique Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação continuada Treinamento |
topic |
Tecnologia Educação continuada Treinamento |
description |
Os fios norteadores deste resumo revisitam as discussões desenvolvidas a partir da Trilha 4, intitulada “Liderança inspiradora: gerando engajamento e performance em tempos de transformações”, do Programa de Formação Continuada Trilhas de Aprendizagem, oferecido pela Rede Sinodal de Educação em 2022. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Marguit Goldmeyer. A pandemia da COVID-19 apresentou um dilema que acompanha os processos de ensino e aprendizagem há décadas, e entre eles destacam-se: a necessidade de repensar o papel do professor, aproximando-o da figura de gestor de turma, dando ao estudante maior responsabilidade no que diz respeito ao processo de pesquisa e desenvolvimento de pensamento crítico. Em segundo lugar, está a necessidade de inserir novas tecnologias em sala de aula, seja por meio de ferramentas digitais, seja por meio de novas práticas pedagógicas. [...] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268 10.55602/rlic.v10i2.268 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i2.268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/268/364 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Willian Henrique Hoppe https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Willian Henrique Hoppe https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 134-136 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359608061952 |