Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4 |
Resumo: | O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual. |
id |
IVOTI-1_f6bbcd498bb769e68306f8dcf19f71c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexãoBercárioAprendizagemExperimentoEducaçãoO texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/410.55602/rlic.v1i1.4Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 20-242525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4/13Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrathhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKonrath, Raquel Dilly2022-08-26T01:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:19:03Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
title |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
spellingShingle |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão Konrath, Raquel Dilly Bercário Aprendizagem Experimento Educação |
title_short |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
title_full |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
title_fullStr |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
title_full_unstemmed |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
title_sort |
Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão |
author |
Konrath, Raquel Dilly |
author_facet |
Konrath, Raquel Dilly |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Konrath, Raquel Dilly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bercário Aprendizagem Experimento Educação |
topic |
Bercário Aprendizagem Experimento Educação |
description |
O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4 10.55602/rlic.v1i1.4 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v1i1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4/13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrath https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrath https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 20-24 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358757666816 |