Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konrath, Raquel Dilly
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4
Resumo: O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.
id IVOTI-1_f6bbcd498bb769e68306f8dcf19f71c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexãoBercárioAprendizagemExperimentoEducaçãoO texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/410.55602/rlic.v1i1.4Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 20-242525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4/13Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrathhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKonrath, Raquel Dilly2022-08-26T01:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:19:03Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
title Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
spellingShingle Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
Konrath, Raquel Dilly
Bercário
Aprendizagem
Experimento
Educação
title_short Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
title_full Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
title_fullStr Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
title_full_unstemmed Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
title_sort Bercários: estímulo à experimentação ou produção? um convite à reflexão
author Konrath, Raquel Dilly
author_facet Konrath, Raquel Dilly
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Konrath, Raquel Dilly
dc.subject.por.fl_str_mv Bercário
Aprendizagem
Experimento
Educação
topic Bercário
Aprendizagem
Experimento
Educação
description O texto tem como objetivo trazer para reflexão alguns aspectos importantes na estruturação de uma proposta educativa no cotidiano da Educação Infantil, principalmente nos berçários. Fundamenta-se na concepção de desenvolvimento e aprendizagem baseada pela experimentação, exploração e interação, e não pela produção. Vivemos num mundo contemporâneo em constante mudança, onde somos mobilizados pelo consumo, pela produção e pela comprovação de resultados. Por isso se faz necessário pensar numa proposta educativa a partir das exigências da sociedade, mas levando em conta os propósitos da educação e considerando as capacidades e as necessidades individuais de cada criança, respeitando seu tempo e sua forma de aprender e se desenvolver. Um tempo que sem uma reflexão crítica sobre a ação é pensado e planejado pelo adulto, desconsiderando a aprendizagem infantil de forma processual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4
10.55602/rlic.v1i1.4
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v1i1.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4/13
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrath
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Raquel Dilly Konrath
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 20-24
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358757666816