Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Raquel Alves da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/103323
Resumo: É desafiador exercer práticas educativas com bebês permeadas de qualidade e marcadas pela intencionalidade pedagógica. Assim, é preciso refletir sobre os bebês e o lugar do berçário na Educação Infantil. A partir disso, busco problematizar os lugares que o berçário tem ocupado no interior das escolas de Educação Infantil, sobretudo considerando aspectos como: seu papel, função, construção do espaço, atores sociais envolvidos. Para a realização da pesquisa, assumo como referencial teórico a perspectiva do sócio-interacionismo, valendo-me, sobremaneira, de comentadores das obras de Piaget, Vygotsky e Wallon. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas com bebês. Para tanto, tomo como base meu relatório e experiências de estágio do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como, ainda que indiretamente, situações vividas ao longo da minha carreira profissional como professora de berçário. Como elementos de análise, destaco, de modo singular, os seguintes eixos de discussão: o lugar/espaço do berçário, as manifestações expressivas dos bebês, o trabalho pedagógico significativo e intencional com os bebês, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, o tempo dos bebês, a qualificação dos profissionais do berçário. Por fim, uma das principais conclusões do estudo é a necessidade de formação específica e aprofundada de quem atua no berçário.
id UFRGS-2_a04ac801f43d69f7a9ddfb1f3659edfd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103323
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gomes, Raquel Alves da SilvaFortuna, Tânia Ramos2014-09-17T02:11:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/103323000936983É desafiador exercer práticas educativas com bebês permeadas de qualidade e marcadas pela intencionalidade pedagógica. Assim, é preciso refletir sobre os bebês e o lugar do berçário na Educação Infantil. A partir disso, busco problematizar os lugares que o berçário tem ocupado no interior das escolas de Educação Infantil, sobretudo considerando aspectos como: seu papel, função, construção do espaço, atores sociais envolvidos. Para a realização da pesquisa, assumo como referencial teórico a perspectiva do sócio-interacionismo, valendo-me, sobremaneira, de comentadores das obras de Piaget, Vygotsky e Wallon. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas com bebês. Para tanto, tomo como base meu relatório e experiências de estágio do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como, ainda que indiretamente, situações vividas ao longo da minha carreira profissional como professora de berçário. Como elementos de análise, destaco, de modo singular, os seguintes eixos de discussão: o lugar/espaço do berçário, as manifestações expressivas dos bebês, o trabalho pedagógico significativo e intencional com os bebês, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, o tempo dos bebês, a qualificação dos profissionais do berçário. Por fim, uma das principais conclusões do estudo é a necessidade de formação específica e aprofundada de quem atua no berçário.application/pdfporBerçárioPrática pedagógicaBebêBerçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000936983.pdf000936983.pdfTexto completoapplication/pdf343043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/1/000936983.pdfe31877e29e49b426ae5026da9506b9e7MD51TEXT000936983.pdf.txt000936983.pdf.txtExtracted Texttext/plain71509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/2/000936983.pdf.txt7796757638860ebf9bf7a7fa4aa3af5cMD52THUMBNAIL000936983.pdf.jpg000936983.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/3/000936983.pdf.jpgccc81d8de952dafebdac34ac2fd26a7aMD5310183/1033232018-10-24 08:52:29.171oai:www.lume.ufrgs.br:10183/103323Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T11:52:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
title Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
spellingShingle Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
Gomes, Raquel Alves da Silva
Berçário
Prática pedagógica
Bebê
title_short Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
title_full Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
title_fullStr Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
title_full_unstemmed Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
title_sort Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
author Gomes, Raquel Alves da Silva
author_facet Gomes, Raquel Alves da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Raquel Alves da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
contributor_str_mv Fortuna, Tânia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Berçário
Prática pedagógica
Bebê
topic Berçário
Prática pedagógica
Bebê
description É desafiador exercer práticas educativas com bebês permeadas de qualidade e marcadas pela intencionalidade pedagógica. Assim, é preciso refletir sobre os bebês e o lugar do berçário na Educação Infantil. A partir disso, busco problematizar os lugares que o berçário tem ocupado no interior das escolas de Educação Infantil, sobretudo considerando aspectos como: seu papel, função, construção do espaço, atores sociais envolvidos. Para a realização da pesquisa, assumo como referencial teórico a perspectiva do sócio-interacionismo, valendo-me, sobremaneira, de comentadores das obras de Piaget, Vygotsky e Wallon. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas com bebês. Para tanto, tomo como base meu relatório e experiências de estágio do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como, ainda que indiretamente, situações vividas ao longo da minha carreira profissional como professora de berçário. Como elementos de análise, destaco, de modo singular, os seguintes eixos de discussão: o lugar/espaço do berçário, as manifestações expressivas dos bebês, o trabalho pedagógico significativo e intencional com os bebês, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, o tempo dos bebês, a qualificação dos profissionais do berçário. Por fim, uma das principais conclusões do estudo é a necessidade de formação específica e aprofundada de quem atua no berçário.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-17T02:11:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/103323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000936983
url http://hdl.handle.net/10183/103323
identifier_str_mv 000936983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/1/000936983.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/2/000936983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/103323/3/000936983.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e31877e29e49b426ae5026da9506b9e7
7796757638860ebf9bf7a7fa4aa3af5c
ccc81d8de952dafebdac34ac2fd26a7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447134213767168