Berçário : da linguagem dos bebês ao trabalho pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/103323 |
Resumo: | É desafiador exercer práticas educativas com bebês permeadas de qualidade e marcadas pela intencionalidade pedagógica. Assim, é preciso refletir sobre os bebês e o lugar do berçário na Educação Infantil. A partir disso, busco problematizar os lugares que o berçário tem ocupado no interior das escolas de Educação Infantil, sobretudo considerando aspectos como: seu papel, função, construção do espaço, atores sociais envolvidos. Para a realização da pesquisa, assumo como referencial teórico a perspectiva do sócio-interacionismo, valendo-me, sobremaneira, de comentadores das obras de Piaget, Vygotsky e Wallon. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas com bebês. Para tanto, tomo como base meu relatório e experiências de estágio do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bem como, ainda que indiretamente, situações vividas ao longo da minha carreira profissional como professora de berçário. Como elementos de análise, destaco, de modo singular, os seguintes eixos de discussão: o lugar/espaço do berçário, as manifestações expressivas dos bebês, o trabalho pedagógico significativo e intencional com os bebês, a indissociabilidade entre o cuidar e o educar, o tempo dos bebês, a qualificação dos profissionais do berçário. Por fim, uma das principais conclusões do estudo é a necessidade de formação específica e aprofundada de quem atua no berçário. |
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