O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista JRG de Estudos Acadêmicos |
Texto Completo: | http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949 |
Resumo: | A Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes. |
id |
JRG_d758c4f7d76c2069a67f81dcd7593860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistajrg.com:article/949 |
network_acronym_str |
JRG |
network_name_str |
Revista JRG de Estudos Acadêmicos |
repository_id_str |
|
spelling |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidadesBiologia CelularEducação BásicaRepresentaçõesBiologia CelularEducação BásicaRepresentaçõesA Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes.Editora JRG2024-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/94910.55892/jrg.v7i14.949ark:/57118/JRG.v7i14.949JRG Journal of Academic Studies; Vol. 7 No. 14 (2024): JRG Journal of Academic Studies; e14949JRG Journal of Academic Studies ; Vol. 7 Núm. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949JRG Journal of Academic Studies; V. 7 N. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949Revista JRG de Estudos Acadêmicos ; v. 7 n. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e149492595-1661ark:/57118/jrg.v7i14reponame:Revista JRG de Estudos Acadêmicosinstname:Editora JRGinstacron:JRGporhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949/834https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Diana Nunes dePaixão, Anna Carla de CastroBrito, Wellison Rafael de Oliveira2024-02-23T22:40:46Zoai:ojs2.revistajrg.com:article/949Revistahttp://revistajrg.com/index.php/jrgPRIhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/oaiprofessorjonas@gmail.com||2595-16612595-1661opendoar:2024-02-23T22:40:46Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Editora JRGfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
title |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
spellingShingle |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades Oliveira, Diana Nunes de Biologia Celular Educação Básica Representações Biologia Celular Educação Básica Representações |
title_short |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
title_full |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
title_fullStr |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
title_sort |
O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades |
author |
Oliveira, Diana Nunes de |
author_facet |
Oliveira, Diana Nunes de Paixão, Anna Carla de Castro Brito, Wellison Rafael de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Anna Carla de Castro Brito, Wellison Rafael de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Diana Nunes de Paixão, Anna Carla de Castro Brito, Wellison Rafael de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia Celular Educação Básica Representações Biologia Celular Educação Básica Representações |
topic |
Biologia Celular Educação Básica Representações Biologia Celular Educação Básica Representações |
description |
A Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949 10.55892/jrg.v7i14.949 ark:/57118/JRG.v7i14.949 |
url |
http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949 |
identifier_str_mv |
10.55892/jrg.v7i14.949 ark:/57118/JRG.v7i14.949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949/834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora JRG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora JRG |
dc.source.none.fl_str_mv |
JRG Journal of Academic Studies; Vol. 7 No. 14 (2024): JRG Journal of Academic Studies; e14949 JRG Journal of Academic Studies ; Vol. 7 Núm. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949 JRG Journal of Academic Studies; V. 7 N. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949 Revista JRG de Estudos Acadêmicos ; v. 7 n. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949 2595-1661 ark:/57118/jrg.v7i14 reponame:Revista JRG de Estudos Acadêmicos instname:Editora JRG instacron:JRG |
instname_str |
Editora JRG |
instacron_str |
JRG |
institution |
JRG |
reponame_str |
Revista JRG de Estudos Acadêmicos |
collection |
Revista JRG de Estudos Acadêmicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Editora JRG |
repository.mail.fl_str_mv |
professorjonas@gmail.com|| |
_version_ |
1797068983261724672 |