O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diana Nunes de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Paixão, Anna Carla de Castro, Brito, Wellison Rafael de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista JRG de Estudos Acadêmicos
Texto Completo: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949
Resumo: A Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes.
id JRG_d758c4f7d76c2069a67f81dcd7593860
oai_identifier_str oai:ojs2.revistajrg.com:article/949
network_acronym_str JRG
network_name_str Revista JRG de Estudos Acadêmicos
repository_id_str
spelling O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidadesBiologia CelularEducação BásicaRepresentaçõesBiologia CelularEducação BásicaRepresentaçõesA Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes.Editora JRG2024-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/94910.55892/jrg.v7i14.949ark:/57118/JRG.v7i14.949JRG Journal of Academic Studies; Vol. 7 No. 14 (2024): JRG Journal of Academic Studies; e14949JRG Journal of Academic Studies ; Vol. 7 Núm. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949JRG Journal of Academic Studies; V. 7 N. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949Revista JRG de Estudos Acadêmicos ; v. 7 n. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e149492595-1661ark:/57118/jrg.v7i14reponame:Revista JRG de Estudos Acadêmicosinstname:Editora JRGinstacron:JRGporhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949/834https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Diana Nunes dePaixão, Anna Carla de CastroBrito, Wellison Rafael de Oliveira2024-02-23T22:40:46Zoai:ojs2.revistajrg.com:article/949Revistahttp://revistajrg.com/index.php/jrgPRIhttp://revistajrg.com/index.php/jrg/oaiprofessorjonas@gmail.com||2595-16612595-1661opendoar:2024-02-23T22:40:46Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Editora JRGfalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
title O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
spellingShingle O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
Oliveira, Diana Nunes de
Biologia Celular
Educação Básica
Representações
Biologia Celular
Educação Básica
Representações
title_short O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
title_full O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
title_fullStr O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
title_full_unstemmed O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
title_sort O estudo das células no ensino médio: desafios e possibilidades
author Oliveira, Diana Nunes de
author_facet Oliveira, Diana Nunes de
Paixão, Anna Carla de Castro
Brito, Wellison Rafael de Oliveira
author_role author
author2 Paixão, Anna Carla de Castro
Brito, Wellison Rafael de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diana Nunes de
Paixão, Anna Carla de Castro
Brito, Wellison Rafael de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia Celular
Educação Básica
Representações
Biologia Celular
Educação Básica
Representações
topic Biologia Celular
Educação Básica
Representações
Biologia Celular
Educação Básica
Representações
description A Biologia Celular é uma área da Biologia que possibilita conhecer a forma, a função e a localização das diferentes células que formam os seres vivos. Entretanto, quando esse estudo é abordado na educação básica, pode ser um desafio para os professores, em especial para aqueles de escolas públicas e com poucos recursos disponíveis para o processo de ensino, o que pode tornar o conteúdo abstrato. Contudo, é imprescindível que os estudantes da educação básica, sobretudo, do ensino médio, tenham conhecimentos acerca das diferentes células que formam o corpo humano, para compreender a relação das células com a reprodução humana, transplante de órgãos, doação e recebimento de sangue, bem como, com a manifestação de algumas doenças como o câncer. Por esta razão, o objetivo desse trabalho foi favorecer o conhecimento, a compreensão e a importância do estudo das células, relacionando o conteúdo ao cotidiano dos estudantes. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se o construtivismo, que insere os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo foi realizado de fevereiro a abril de 2023, em duas escolas estaduais de Manaus, com estudantes do 1° ano do ensino médio. Visando favorecer uma educação construtivista e significativa para os estudantes, o trabalho consistiu nas seguintes etapas: aulas expositivas dialogadas, estudo dirigido e pesquisas, produção de um álbum de células do corpo humano, elaboração de um livreto e de representações de células com massa de modelar. As atividades foram diversificadas, de modo a garantir a reflexão e autonomia nas atividades individuais, e a cooperação e troca de ideias e articulações nas atividades em grupos, propiciando o trabalho em equipe e o desenvolvimento social dos estudantes. Os trabalhos desenvolvidos foram expostos para a comunidade escolar, de modo a promover o espírito de pertencimento, autoconfiança e troca de conhecimentos entre os estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949
10.55892/jrg.v7i14.949
ark:/57118/JRG.v7i14.949
url http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949
identifier_str_mv 10.55892/jrg.v7i14.949
ark:/57118/JRG.v7i14.949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/949/834
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora JRG
publisher.none.fl_str_mv Editora JRG
dc.source.none.fl_str_mv JRG Journal of Academic Studies; Vol. 7 No. 14 (2024): JRG Journal of Academic Studies; e14949
JRG Journal of Academic Studies ; Vol. 7 Núm. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949
JRG Journal of Academic Studies; V. 7 N. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949
Revista JRG de Estudos Acadêmicos ; v. 7 n. 14 (2024): Revista JRG de Estudos Acadêmicos; e14949
2595-1661
ark:/57118/jrg.v7i14
reponame:Revista JRG de Estudos Acadêmicos
instname:Editora JRG
instacron:JRG
instname_str Editora JRG
instacron_str JRG
institution JRG
reponame_str Revista JRG de Estudos Acadêmicos
collection Revista JRG de Estudos Acadêmicos
repository.name.fl_str_mv Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Editora JRG
repository.mail.fl_str_mv professorjonas@gmail.com||
_version_ 1797068983261724672