O autismo infantil e sua inserçao no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35825 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito geral apresentar uma visão ampla do Transtorno do Espectro Autista ( TEA) diante do olhar psicológico e com uma abordagem psicanalítica, onde vai ser abordado também a parte histórica do Autismo , quando foi utilizado o termo pela primeira vez, junto a psicanálise, o papel fundamental que teve Kanner e Bleuler ao desencadear o Autismo e a visão de Lacan com o Autismo, Existem três níveis de autismo muito importante que é relevante na hora de um diagnóstico com a criança, pois é através deles que vai ser atribuído a melhor maneira de se tratar da criança, muitos acreditam que existe apenas um tipo de autista que na grande maioria todos são calados, ou retardados mentais. Pode se entender que a Inclusão na Instituição Brasileira é uma ação social, cultural, política e pedagógica onde pretende garantir o direito de todos os alunos de permanecerem juntos, aprendendo e participando. A educação Inclusiva vem sendo discutida no Brasil desde a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, desde 1948. Existem muitas coisas que podem ser feitas pelo autista, a principal é acreditar que ele tem potencial para aprender, é preciso saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a nós não o deixar ficar fora da escola e privado do convívio social. O Psicólogo, tendo sua formação definida, desse se inserir nesse contexto, onde também será um conhecedor do desenvolvimento humano, onde terá condições de detectar as áreas defasadas e comprometidas. Ele precisa ter além de empatia, uma sensibilidade quanto às observações e relatos da família e dos educadores. Para não ter ato falho de alguma desinformação passada errado para os educadores a ponto de que possa prejudicar o tratamento da criança. |
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Pode se entender que a Inclusão na Instituição Brasileira é uma ação social, cultural, política e pedagógica onde pretende garantir o direito de todos os alunos de permanecerem juntos, aprendendo e participando. A educação Inclusiva vem sendo discutida no Brasil desde a “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, desde 1948. Existem muitas coisas que podem ser feitas pelo autista, a principal é acreditar que ele tem potencial para aprender, é preciso saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a nós não o deixar ficar fora da escola e privado do convívio social. O Psicólogo, tendo sua formação definida, desse se inserir nesse contexto, onde também será um conhecedor do desenvolvimento humano, onde terá condições de detectar as áreas defasadas e comprometidas. Ele precisa ter além de empatia, uma sensibilidade quanto às observações e relatos da família e dos educadores. 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