Estudo da ação e do funcionamento da CVT (transmissão continuamente variável)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XEIXAS, Lucas Evald
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63048
Resumo: A Transmissão Continuamente Variável é uma alternativa tecnológica que se destaca no mercado automobilístico em função das vantagens que oferece. Ela corresponde a um dispositivo veicular que transmite a potência do motor de forma contínua. O principal objetivo deste trabalho de pesquisa foi conhecer os princípios de ação e funcionamento da CVT (Transmissão Continuamente Variável). O tipo de pesquisa realizado neste trabalho foi uma Revisão de Literatura, no qual foi realizada consulta dados secundários nos principais bancos de dados. Como resultados, pôde-se observar que a Transmissão Continuamente Variável constitui um dispositivo que atua na conversão do torque e velocidade sem interromper o fluxo de energia do motor, possibilitando que ele atue com a máxima eficiência possível. As Transmissões Continuamente Variáveis baseadas em polias possuem como componentes básicos duas correias e uma polia. O sistema CVT Toroidal é formado por dois discos e um rolete. Ambos os sistemas possuem o mesmo princípio de funcionamento. Como vantagens, o sistema CVT proporciona ao veículo um bom desempenho e ótima eficiência, sem alterações brutas na mudança de marcha, além do menor consumo de combustível. Como desvantagem, observa-se o alto grau de desconfiança dos usuários de veículos com câmbios manuais e os elevados preços desses automóveis.
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