Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Mírian Soares, Lima, José Maximiano Arruda Ximenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750
Resumo: O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.
id UEMG-2_96fa5fef3ade47dd3f9f6c9c6ab0607d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4750
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em focoEnsino de ArteAbordagem TriangularFotografia.O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/475010.24934/eef.v23i41.4750Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 33-532317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750/3138Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaRocha, Mírian SoaresLima, José Maximiano Arruda Ximenes2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4750Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
title Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
spellingShingle Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
Moraes, Ana Cristina
Ensino de Arte
Abordagem Triangular
Fotografia.
title_short Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
title_full Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
title_fullStr Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
title_full_unstemmed Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
title_sort Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
author Moraes, Ana Cristina
author_facet Moraes, Ana Cristina
Rocha, Mírian Soares
Lima, José Maximiano Arruda Ximenes
author_role author
author2 Rocha, Mírian Soares
Lima, José Maximiano Arruda Ximenes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Ana Cristina
Rocha, Mírian Soares
Lima, José Maximiano Arruda Ximenes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Arte
Abordagem Triangular
Fotografia.
topic Ensino de Arte
Abordagem Triangular
Fotografia.
description O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750
10.24934/eef.v23i41.4750
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750/3138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469869146112