Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750 |
Resumo: | O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política. |
id |
UEMG-2_96fa5fef3ade47dd3f9f6c9c6ab0607d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4750 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em focoEnsino de ArteAbordagem TriangularFotografia.O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/475010.24934/eef.v23i41.4750Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 33-532317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750/3138Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Ana CristinaRocha, Mírian SoaresLima, José Maximiano Arruda Ximenes2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4750Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
title |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
spellingShingle |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco Moraes, Ana Cristina Ensino de Arte Abordagem Triangular Fotografia. |
title_short |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
title_full |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
title_fullStr |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
title_full_unstemmed |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
title_sort |
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco |
author |
Moraes, Ana Cristina |
author_facet |
Moraes, Ana Cristina Rocha, Mírian Soares Lima, José Maximiano Arruda Ximenes |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Mírian Soares Lima, José Maximiano Arruda Ximenes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Cristina Rocha, Mírian Soares Lima, José Maximiano Arruda Ximenes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Arte Abordagem Triangular Fotografia. |
topic |
Ensino de Arte Abordagem Triangular Fotografia. |
description |
O artigo reflete sobre experimentações no ensino de Arte por meio da fotografia em duas vivências na educação formal – Ensino Superior e Educação Básica. Essas experiências guiaram-se pela Abordagem Triangular (BARBOSA, 2014). Realizamos observação participante, aulas-oficinas e entrevista com estudantes. Concluímos que a intervenção com fotografia provocou atitudes e conceitos em relação a esta arte. Observamos uma importante ampliação do repertório cultural dos estudantes por meio de conhecimento e experimentações fotográficas embasadas na obra de artistas como Sebastião Salgado (2000; 1997) e Geraldo de Barros (1949; 1950). Analisamos ainda a percepção da possibilidade da fotografia ser trabalhada como um aliado de ações pedagógicas e que tende a despertar as pessoas para o debate sobre temas de relevância social e política. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750 10.24934/eef.v23i41.4750 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4750/3138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 33-53 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469869146112 |