O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Elisama Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65561
Resumo: Este artigo faz uma breve revisão da literatura sobre uso de antimicrobianos e a resistência bacteriana, bem como o papel principal do farmacêutico em relação a esse tema, com o objetivo de apresentar o que esse profissional pode contribuir para o enfrentamento desse grave problema. Foi realizada pesquisa bibliográfica descritiva em consulta e levantamentos nas bases de dados PubMed e Scielo. A descoberta dos antibióticos tornou-se um marco na história da medicina, pois poderia reduzir bastante o número de mortes causadas por doenças infecciosas. No entanto, comportamentos inadequados, como o uso indevido e excessivo desses medicamentos, que é uma prática muito comum, favorecem o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos. As altas taxas de infecção hospitalar são outros fatores agravantes para a resistência aos medicamentos. Os farmacêuticos são profissionais diretamente envolvidos na política do uso racional de medicamentos antimicrobianos, focando não apenas no cumprimento das normas que exigem prescrição para dispensação desses medicamentos, mas também na disseminação do conhecimento, na capacitação permanente e na interação com pacientes e outros profissionais de saúde.
id Krot_105ba8f3431bea8325d4ed18f23380e1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65561
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactérianaMedicamentos antimicrobianosFarmacêuticoResistência bacterianaEste artigo faz uma breve revisão da literatura sobre uso de antimicrobianos e a resistência bacteriana, bem como o papel principal do farmacêutico em relação a esse tema, com o objetivo de apresentar o que esse profissional pode contribuir para o enfrentamento desse grave problema. Foi realizada pesquisa bibliográfica descritiva em consulta e levantamentos nas bases de dados PubMed e Scielo. A descoberta dos antibióticos tornou-se um marco na história da medicina, pois poderia reduzir bastante o número de mortes causadas por doenças infecciosas. No entanto, comportamentos inadequados, como o uso indevido e excessivo desses medicamentos, que é uma prática muito comum, favorecem o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos. As altas taxas de infecção hospitalar são outros fatores agravantes para a resistência aos medicamentos. Os farmacêuticos são profissionais diretamente envolvidos na política do uso racional de medicamentos antimicrobianos, focando não apenas no cumprimento das normas que exigem prescrição para dispensação desses medicamentos, mas também na disseminação do conhecimento, na capacitação permanente e na interação com pacientes e outros profissionais de saúde.2023-11-06T14:10:24Z2023-11-06T14:10:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65561LOPES, Elisama Vieiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T14:10:24Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65561Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T14:10:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T14:10:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
title O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
spellingShingle O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
LOPES, Elisama Vieira
Medicamentos antimicrobianos
Farmacêutico
Resistência bacteriana
title_short O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
title_full O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
title_fullStr O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
title_full_unstemmed O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
title_sort O uso dos antibióticos e o papel do farmacêutico no combate a resistência bactériana
author LOPES, Elisama Vieira
author_facet LOPES, Elisama Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Elisama Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamentos antimicrobianos
Farmacêutico
Resistência bacteriana
topic Medicamentos antimicrobianos
Farmacêutico
Resistência bacteriana
description Este artigo faz uma breve revisão da literatura sobre uso de antimicrobianos e a resistência bacteriana, bem como o papel principal do farmacêutico em relação a esse tema, com o objetivo de apresentar o que esse profissional pode contribuir para o enfrentamento desse grave problema. Foi realizada pesquisa bibliográfica descritiva em consulta e levantamentos nas bases de dados PubMed e Scielo. A descoberta dos antibióticos tornou-se um marco na história da medicina, pois poderia reduzir bastante o número de mortes causadas por doenças infecciosas. No entanto, comportamentos inadequados, como o uso indevido e excessivo desses medicamentos, que é uma prática muito comum, favorecem o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos. As altas taxas de infecção hospitalar são outros fatores agravantes para a resistência aos medicamentos. Os farmacêuticos são profissionais diretamente envolvidos na política do uso racional de medicamentos antimicrobianos, focando não apenas no cumprimento das normas que exigem prescrição para dispensação desses medicamentos, mas também na disseminação do conhecimento, na capacitação permanente e na interação com pacientes e outros profissionais de saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T14:10:24Z
2023-11-06T14:10:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65561
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672971654463488