Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Milena de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65571
Resumo: Os antibióticos são frequentemente usados para melhorar infecções estabelecidas e são projetados para eliminar ou prevenir o crescimento bacteriano. Os riscos mais importantes associados ao seu uso são: reações adversas, resistência bacteriana e possíveis interações medicamentosas. Embora o surgimento e disponibilização de vacinas e medicações eficazes, as bactérias continuam se multiplicando e sofrendo cada vez mais mutações. As doenças infecciosas ocasionam mortes e aumento da taxa de morbidade do país, principalmente daqueles em desenvolvimento. O uso indiscriminado de antimicrobianos é uma das razões que consiste no surgimento e disseminação da resistência microbiana. Este é um grave problema de saúde pública individual e coletiva, pois afetam a população como um todo. A disponibilidade ampla desses medicamentos, acompanhada de publicidade pouco criteriosa, são algumas das razões que induzem os prescritores a indicar abusivamente os antibióticos. Desse modo se agravam ou permanecem as doenças infecciosas, trazem reações adversas maiores, acarretando em utilização de alternativas antimicrobianas mais custosas e gera-se mais internações hospitalares. A evolução da resistência futura é simples de identificar por ser inevitável com o uso irracional de antibióticos. A antibioticoterapia adequada significa não utilizar antimicrobianos na ausência de indicação, nem por tempo desmensurado ou posologia inadequada, minimizando também os efeitos da automedicação. Os prescritores devem ponderar ao escolher um antibiótico se este está adequado com os interesses futuros e presentes dos pacientes.
id Krot_1aba317c77435e1cb8eacfbeb5dadaa1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65571
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacaoResistência bacterianaAutomedicaçãoAntimicrobianosOs antibióticos são frequentemente usados para melhorar infecções estabelecidas e são projetados para eliminar ou prevenir o crescimento bacteriano. Os riscos mais importantes associados ao seu uso são: reações adversas, resistência bacteriana e possíveis interações medicamentosas. Embora o surgimento e disponibilização de vacinas e medicações eficazes, as bactérias continuam se multiplicando e sofrendo cada vez mais mutações. As doenças infecciosas ocasionam mortes e aumento da taxa de morbidade do país, principalmente daqueles em desenvolvimento. O uso indiscriminado de antimicrobianos é uma das razões que consiste no surgimento e disseminação da resistência microbiana. Este é um grave problema de saúde pública individual e coletiva, pois afetam a população como um todo. A disponibilidade ampla desses medicamentos, acompanhada de publicidade pouco criteriosa, são algumas das razões que induzem os prescritores a indicar abusivamente os antibióticos. Desse modo se agravam ou permanecem as doenças infecciosas, trazem reações adversas maiores, acarretando em utilização de alternativas antimicrobianas mais custosas e gera-se mais internações hospitalares. A evolução da resistência futura é simples de identificar por ser inevitável com o uso irracional de antibióticos. A antibioticoterapia adequada significa não utilizar antimicrobianos na ausência de indicação, nem por tempo desmensurado ou posologia inadequada, minimizando também os efeitos da automedicação. Os prescritores devem ponderar ao escolher um antibiótico se este está adequado com os interesses futuros e presentes dos pacientes.2023-11-06T14:28:28Z2023-11-06T14:28:28Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65571MATOS, Milena de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T14:28:28Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65571Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T14:28:28falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T14:28:28Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
title Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
spellingShingle Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
MATOS, Milena de Souza
Resistência bacteriana
Automedicação
Antimicrobianos
title_short Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
title_full Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
title_fullStr Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
title_full_unstemmed Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
title_sort Uso irracional de antibióticos: resistencia bacteriana e perigos da automedicacao
author MATOS, Milena de Souza
author_facet MATOS, Milena de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, Milena de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Resistência bacteriana
Automedicação
Antimicrobianos
topic Resistência bacteriana
Automedicação
Antimicrobianos
description Os antibióticos são frequentemente usados para melhorar infecções estabelecidas e são projetados para eliminar ou prevenir o crescimento bacteriano. Os riscos mais importantes associados ao seu uso são: reações adversas, resistência bacteriana e possíveis interações medicamentosas. Embora o surgimento e disponibilização de vacinas e medicações eficazes, as bactérias continuam se multiplicando e sofrendo cada vez mais mutações. As doenças infecciosas ocasionam mortes e aumento da taxa de morbidade do país, principalmente daqueles em desenvolvimento. O uso indiscriminado de antimicrobianos é uma das razões que consiste no surgimento e disseminação da resistência microbiana. Este é um grave problema de saúde pública individual e coletiva, pois afetam a população como um todo. A disponibilidade ampla desses medicamentos, acompanhada de publicidade pouco criteriosa, são algumas das razões que induzem os prescritores a indicar abusivamente os antibióticos. Desse modo se agravam ou permanecem as doenças infecciosas, trazem reações adversas maiores, acarretando em utilização de alternativas antimicrobianas mais custosas e gera-se mais internações hospitalares. A evolução da resistência futura é simples de identificar por ser inevitável com o uso irracional de antibióticos. A antibioticoterapia adequada significa não utilizar antimicrobianos na ausência de indicação, nem por tempo desmensurado ou posologia inadequada, minimizando também os efeitos da automedicação. Os prescritores devem ponderar ao escolher um antibiótico se este está adequado com os interesses futuros e presentes dos pacientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T14:28:28Z
2023-11-06T14:28:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65571
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672913238294528