A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318 |
Resumo: | No contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado. |
id |
Krot_11107e92155d139304ab2c89f0391073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51318 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantilEducação infantilJogosLúdicoBrincadeirasAprendizagemNo contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado.2023-04-06T14:25:31Z2023-04-06T14:25:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318LIMA, Klicya Castro deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:29:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51318Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:29:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:29:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
title |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
spellingShingle |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil LIMA, Klicya Castro de Educação infantil Jogos Lúdico Brincadeiras Aprendizagem |
title_short |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
title_full |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
title_fullStr |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
title_sort |
A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil |
author |
LIMA, Klicya Castro de |
author_facet |
LIMA, Klicya Castro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Klicya Castro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Jogos Lúdico Brincadeiras Aprendizagem |
topic |
Educação infantil Jogos Lúdico Brincadeiras Aprendizagem |
description |
No contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T14:25:31Z 2023-04-06T14:25:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672988818604032 |