A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Klicya Castro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318
Resumo: No contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado.
id Krot_11107e92155d139304ab2c89f0391073
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51318
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantilEducação infantilJogosLúdicoBrincadeirasAprendizagemNo contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado.2023-04-06T14:25:31Z2023-04-06T14:25:31Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318LIMA, Klicya Castro deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:29:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51318Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:29:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:29:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
title A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
spellingShingle A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
LIMA, Klicya Castro de
Educação infantil
Jogos
Lúdico
Brincadeiras
Aprendizagem
title_short A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
title_full A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
title_fullStr A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
title_full_unstemmed A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
title_sort A importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da educação infantil
author LIMA, Klicya Castro de
author_facet LIMA, Klicya Castro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Klicya Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Jogos
Lúdico
Brincadeiras
Aprendizagem
topic Educação infantil
Jogos
Lúdico
Brincadeiras
Aprendizagem
description No contexto do processo de desenvolvimento da criança a experiencia do brincar está relacionada a diferentes tempos e espaços, sendo marcada pela continuidade dessa cultura nas gerações que surgem, pois a criança, pelo fato de se situar em um contexto histórico-social, ou seja, um ambiente estruturado a partir de valores, significados e atividades construídas e partilhadas pelos sujeitos que ali vivem, incorpora a experiencia social e cultural do brincar por meios das relações que estabelece com outros sujeitos que ao longo dos tempos mudam seu modo de ser e pensar. Os jogos e brincadeiras constituem um recurso pedagógico com elevado nível de riqueza que acarreta informação, cultura, evidenciam direitos, desenvolve os valores em educação, entre outros benefícios e vantagens para a aprendizagem e contribui com o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de estabelecer relações cognitivas centradas no afeto, respeito, solidariedade, companheirismo. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da Ludicidade, jogos e brincadeiras para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica utilizando método o descritivo. Tendo em vista esse contexto, conclui-se a contribuição do pedagogo auxilia a entender a essência da infância numa abordagem pedagógica entendendo que esses instrumentos educativos têm relevância na socialização e aprendizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T14:25:31Z
2023-04-06T14:25:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672988818604032