A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Fernanda Fonseca dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986
Resumo: O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil.
id Krot_e4ee53d5cea51800c84baac23aec4dbe
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65986
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantilJogosBrincadeirasAprendizagemLúdicoEducação infantil.O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil.2023-11-16T12:42:17Z2023-11-16T12:42:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986REIS, Fernanda Fonseca dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T12:42:17Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65986Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T12:42:17falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T12:42:17Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
title A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
spellingShingle A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
REIS, Fernanda Fonseca dos
Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
Lúdico
Educação infantil.
title_short A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
title_full A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
title_fullStr A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
title_sort A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
author REIS, Fernanda Fonseca dos
author_facet REIS, Fernanda Fonseca dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Fernanda Fonseca dos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
Lúdico
Educação infantil.
topic Jogos
Brincadeiras
Aprendizagem
Lúdico
Educação infantil.
description O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-16T12:42:17Z
2023-11-16T12:42:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673016747425792