A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986 |
Resumo: | O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil. |
id |
Krot_e4ee53d5cea51800c84baac23aec4dbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65986 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantilJogosBrincadeirasAprendizagemLúdicoEducação infantil.O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil.2023-11-16T12:42:17Z2023-11-16T12:42:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986REIS, Fernanda Fonseca dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T12:42:17Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65986Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T12:42:17falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T12:42:17Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
title |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil REIS, Fernanda Fonseca dos Jogos Brincadeiras Aprendizagem Lúdico Educação infantil. |
title_short |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
title_full |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
A importância dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem na educação infantil |
author |
REIS, Fernanda Fonseca dos |
author_facet |
REIS, Fernanda Fonseca dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Fernanda Fonseca dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Brincadeiras Aprendizagem Lúdico Educação infantil. |
topic |
Jogos Brincadeiras Aprendizagem Lúdico Educação infantil. |
description |
O presente estudo visa discutir a relevância do uso dos jogos e brincadeiras como instrumento lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil. Visto que, é preciso inovar cada vez mais nas estratégias pedagógicas para que venham atender as especificidades de cada aluno, como também proporcionar a aprendizagem e, o seu desenvolvimento em vários aspectos. Dentre os objetivos específicos buscou conceituar os jogos; discutir o papel do professor em sala de aula e, por último, apresentar o jogo como forma lúdica. Para atender aos objetivos propostos, foi utilizada como instrumento metodológico, a pesquisa de revisão bibliográfica. Para isso, foram selecionadas artigos científicos, monografias, dissertações e, diversos outros tipos de informações que foram muito contribuidores para a construção das ideias presentes. Em síntese, o jogo deve ser considerado como um recurso pedagógico de relevância para o processo ensino/aprendizagem, onde o estudo bibliográfico buscou trazer a visão teórica de diversos autores como Oliveira, Vygotsky, Rego, Freire, dentre outros renomados, a fim de que colaborassem com a construção do trabalho, como também para o incentivo da prática dos jogos em sala de aula. Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem. Lúdico. Educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-16T12:42:17Z 2023-11-16T12:42:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673016747425792 |