Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BALIERO, Rafaela Peres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57756
Resumo: Considerando as eventuais mudanças ocorridas no mercado ao longo destes anos e o fato de a concorrência se tornar cada vez mais acirrada, tornando mais evidente a competitividade, tornou-se imprescindível para as organizações demonstrarem o seu diferencial e buscarem satisfazer as necessidades de seus clientes. Devido a este fato, a área de Marketing sofreu uma grande evolução desde o seu surgimento, pas-sando apenas de um suporte operacional para uma posição estratégica dentro da empresa. Pensando nisso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a descrever os principais fundamentos do marketing e de que forma a área é capaz de contribuir para o crescimento das organizações, compreendendo os aspectos histó-ricos e conceituais do Marketing, identificando os seus principais fundamentos e, por fim, expondo suas colaborações. Para isso, foi utilizada a Metodologia Bibliográfica, reunindo os principais autores que descreveram sobre o assunto. Através deste es-tudo foi possível concluir que a área se tornou de grande relevância para a existên-cia das empresas considerando a realidade em que vivemos na contemporaneidade, o que justifica a necessidade e importância da realização deste estudo.
id Krot_1533375a3e0688f719f8f6211adb6d0f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57756
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling BALIERO, Rafaela Peres2023-06-27T13:06:26Z2023-06-27T13:06:26Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57756Considerando as eventuais mudanças ocorridas no mercado ao longo destes anos e o fato de a concorrência se tornar cada vez mais acirrada, tornando mais evidente a competitividade, tornou-se imprescindível para as organizações demonstrarem o seu diferencial e buscarem satisfazer as necessidades de seus clientes. Devido a este fato, a área de Marketing sofreu uma grande evolução desde o seu surgimento, pas-sando apenas de um suporte operacional para uma posição estratégica dentro da empresa. Pensando nisso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a descrever os principais fundamentos do marketing e de que forma a área é capaz de contribuir para o crescimento das organizações, compreendendo os aspectos histó-ricos e conceituais do Marketing, identificando os seus principais fundamentos e, por fim, expondo suas colaborações. Para isso, foi utilizada a Metodologia Bibliográfica, reunindo os principais autores que descreveram sobre o assunto. Através deste es-tudo foi possível concluir que a área se tornou de grande relevância para a existên-cia das empresas considerando a realidade em que vivemos na contemporaneidade, o que justifica a necessidade e importância da realização deste estudo.MarketingFundamentos do marketingImportância do marketingMarketing e em-presasContribuições do marketingOs fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRafaela+Peres+Baliero.pdfRafaela+Peres+Baliero.pdfapplication/pdf229342https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57756/1/Rafaela%2bPeres%2bBaliero.pdff1e31fd53beec8e8a0d5047b2cc74c9bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57756/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/577562023-06-27 10:06:26.908oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-27T13:06:26falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-27T13:06:26Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
title Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
spellingShingle Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
BALIERO, Rafaela Peres
Marketing
Fundamentos do marketing
Importância do marketing
Marketing e em-presas
Contribuições do marketing
title_short Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
title_full Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
title_fullStr Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
title_full_unstemmed Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
title_sort Os fundamentos do marketing e a sua contribuição para o crescimento das organizações
author BALIERO, Rafaela Peres
author_facet BALIERO, Rafaela Peres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BALIERO, Rafaela Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Fundamentos do marketing
Importância do marketing
Marketing e em-presas
Contribuições do marketing
topic Marketing
Fundamentos do marketing
Importância do marketing
Marketing e em-presas
Contribuições do marketing
description Considerando as eventuais mudanças ocorridas no mercado ao longo destes anos e o fato de a concorrência se tornar cada vez mais acirrada, tornando mais evidente a competitividade, tornou-se imprescindível para as organizações demonstrarem o seu diferencial e buscarem satisfazer as necessidades de seus clientes. Devido a este fato, a área de Marketing sofreu uma grande evolução desde o seu surgimento, pas-sando apenas de um suporte operacional para uma posição estratégica dentro da empresa. Pensando nisso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a descrever os principais fundamentos do marketing e de que forma a área é capaz de contribuir para o crescimento das organizações, compreendendo os aspectos histó-ricos e conceituais do Marketing, identificando os seus principais fundamentos e, por fim, expondo suas colaborações. Para isso, foi utilizada a Metodologia Bibliográfica, reunindo os principais autores que descreveram sobre o assunto. Através deste es-tudo foi possível concluir que a área se tornou de grande relevância para a existên-cia das empresas considerando a realidade em que vivemos na contemporaneidade, o que justifica a necessidade e importância da realização deste estudo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-27T13:06:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-27T13:06:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57756
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57756/1/Rafaela%2bPeres%2bBaliero.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57756/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f1e31fd53beec8e8a0d5047b2cc74c9b
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460345691963392