A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322
Resumo: Esta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil.
id Krot_185b5cf30cde17a9da70896d339b503c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51322
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivistaLudicidadeBrincadeirasCriançaEducaçãoIntegralEsta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil.2023-04-06T14:32:58Z2023-04-06T14:32:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhedeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:27:04Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51322Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:27:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:27:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
title A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
spellingShingle A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede
Ludicidade
Brincadeiras
Criança
Educação
Integral
title_short A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
title_full A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
title_fullStr A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
title_full_unstemmed A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
title_sort A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
author SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede
author_facet SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Brincadeiras
Criança
Educação
Integral
topic Ludicidade
Brincadeiras
Criança
Educação
Integral
description Esta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T14:32:58Z
2023-04-06T14:32:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672978219597824