A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil. |
id |
Krot_185b5cf30cde17a9da70896d339b503c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51322 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivistaLudicidadeBrincadeirasCriançaEducaçãoIntegralEsta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil.2023-04-06T14:32:58Z2023-04-06T14:32:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhedeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:27:04Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51322Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:27:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:27:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
title |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
spellingShingle |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede Ludicidade Brincadeiras Criança Educação Integral |
title_short |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
title_full |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
title_fullStr |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
title_full_unstemmed |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
title_sort |
A importância da ludicidade na educação infantil: uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista |
author |
SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede |
author_facet |
SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Louryellen Ferreira Cantanhede |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Brincadeiras Criança Educação Integral |
topic |
Ludicidade Brincadeiras Criança Educação Integral |
description |
Esta pesquisa tem como tema “A Importância da Ludicidade na Educação Infantil: Uma comparação entre o tradicional e a metodologia construtivista”, cujo o objetivo principal é comparar o uso da ludicidade entre as propostas de ensino tradicional e construtivista para a formação integral do aluno da Educação Infantil, a fim de apresentar as contribuições da referida ferramenta no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Como problemática que impulsionou a pesquisa, temos: A ludicidade na educação infantil tem um papel predominante nos tempos atuais? A proposta de ensino na educação infantil torna o educando um sujeito ativo e participativo da aprendizagem, sobretudo com o uso da ludicidade? A ludicidade é utilizada como uma ferramenta pedagógica formadora ou uma atividade de passa tempo?. Este estudo traz uma abordagem acerca do lúdico como um aliado às práticas pedagógicas dos professores na promoção do desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Baseando-se nesses pressupostos, as crianças serão capazes de estabelecerem relações sociais, construir conhecimentos e desenvolver-se integralmente, pois as brincadeiras influenciam na socialização delas, principalmente na educação infantil. Para realização deste trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, com abordagem na perspectiva dialética, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites de autores renomados, tais como: MIZUKAMI (2004), Sekeff (2017), Kishimoto (1993), e documentos como a BNCC (2018), dentre outros que abordam a temática em questão. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida da criança na educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T14:32:58Z 2023-04-06T14:32:58Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672978219597824 |