A IMPORTÂNCIA DA DEFINIÇÃO DA POLÍTICA DE CONCESSÃO DE CRÉDITO PARA MINIMIZAR RISCOS DE INADIMPLÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, INGRID FUMES DE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34195
Resumo: O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da análise de crédito para as organizações através de pesquisas bibliográficas. A análise de crédito tem sido cada vez mais importante para as organizações. Devido à crise econômica existente no Brasil em 2018, as empresas estão buscando maneiras de passarem por ela, evitando transtornos maiores, e com o menor índice de prejuízo possível. Credit Scoring analisa o crédito através de métodos estatísticos, como idade, sexo, profissão, renda, estado civil, histórico de pagamentos, tempo de existência da empresa, etc. Behaviour Score é uma ferramenta que analisa o crédito através do comportamento do cliente com base em aquisições anteriores de produtos/serviços, são verificas algumas informações como a utilização de cheque especial, pagamento do cartão de crédito, pontualidade do pagamento, e referências comerciais em outras empresas. Cinco C’s do Crédito normalmente são utilizadas por empresas de pequeno porte, é possível desenvolver um perfil de cliente ideal através de cada um. Caráter esta relacionado a índole do responsável pela empresa. Capacidade consiste no potencial financeiro. Capital é representado pela solidez patrimonial da empresa, que pode ser verificado no balanço patrimonial. Colateral é o montante de ativos que a empresa tem disponível para oferecer como garantia. Condição é a avaliação atual da empresa, verificação de lucro/prejuízo. Com os modelos apresentados que podem ser utilizados na política de crédito, é possível obter um índice de inadimplência menor em meio a tanto caos econômico. A existência da política de cobrança é necessária para que as duplicatas referentes aos créditos concedidos sejam pagas no vencimento original, e para que sejam tomadas ações corretadas mediante atraso nos pagamentos. Com a adoção da política de cobrança é possível se ter um controle da inadimplência. Inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação. Cobrança preventiva, negociação de uma nova data de pagamento, empresa de cobrança externa, protesto, gráfico de agin, e registro da dívida nos órgãos de negativação são algumas maneiras de se evitar a perda do valor concedido, e obter um controle do prejuízo. A análise de crédito é uma ferramenta importante para todos os departamentos de uma organização. Para o departamento comercial é possível que seja verificada o potencial da empresa para que possa oferecer o produto/serviço de acordo com a mesma, dessa forma é possível evitar inadimplências, e aumentar a chance de fidelização com o vendedor. Com o setor financeiro/contábil demonstrará se a empresa terá potencial para arcar com a dívida solicitada. Com a utilização de todos os métodos demonstrados a organização terá um índice de inadimplência menor, e consequentemente o lucro irá aumentar.
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