Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matiello, Marianna Stum
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados.
id UPF_0fab3cf5cccf488b75cd034cd36ed4ce
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2240
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2022-04-07T19:22:01Z2022-05-072022-04-07T19:22:01Z2021-01-20MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados.The main objective of this work was to analyze the company's credit policy and current charge, identify flaws in the granting of credit and present the most appropriate plan for registration, credit and charges for X store. This research was classified as descriptive and exploratory. As for the approach to the problem, the research is defined as quantitative and qualitative. The study starts in its theoretical framework and methodology, and then the results were presented, where the company was first contextualized, reporting a little of its history, its default rate and current practices related to credit and charges processes. As an improvement proposal, for example, it was recommended that the company adopt strategic methods, which include establishing a credit limit to avoid extrapolations. It was also suggested that the company focus on performing and updating registration, asking the customer for all the documents necessary for analysis. It is concluded that if the proposal is implemented by the company, the default risks can be minimized.Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-04-07T19:22:01Z No. of bitstreams: 1 SOL2021MarianaStum Matiello.pdf: 6013 bytes, checksum: a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-07T19:22:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021MarianaStum Matiello.pdf: 6013 bytes, checksum: a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c (MD5) Previous issue date: 2021-01-20porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasCadastroInadimplênciaPolítica de cobrançaPolítica de créditoPolítica de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRodrigues, DanielMatiello, Marianna Stuminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSOL2021MarianaStum Matiello.pdfSOL2021MarianaStum Matiello.pdfArtigo de Conclusão de Curso Mariana Stum Matielloapplication/pdf6013http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/1/SOL2021MarianaStum%20Matiello.pdfa09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6cMD51riupf/22402023-04-20 16:14:45.76oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102023-04-20T19:14:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
title Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
spellingShingle Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
Matiello, Marianna Stum
Administração de empresas
Cadastro
Inadimplência
Política de cobrança
Política de crédito
title_short Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
title_full Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
title_fullStr Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
title_full_unstemmed Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
title_sort Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
author Matiello, Marianna Stum
author_facet Matiello, Marianna Stum
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Matiello, Marianna Stum
contributor_str_mv Rodrigues, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Cadastro
Inadimplência
Política de cobrança
Política de crédito
topic Administração de empresas
Cadastro
Inadimplência
Política de cobrança
Política de crédito
description Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T19:22:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-07
2022-04-07T19:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240
identifier_str_mv MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/1/SOL2021MarianaStum%20Matiello.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492625634852864