Programa Gestar I: o ensino de matemática na formação de professores em exercício da rede municipal de Cuiabá (2001-2004)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Elizaine Vaz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38660
Resumo: A pesquisa intitulada Programa Gestar I: o ensino de Matemática na formação de professores em exercício da rede municipal de Cuiabá (2001-2004) vincula-se à Linha de Pesquisa Ensino de Matemática, Ciências Naturais e suas Tecnologias, do Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ensino da Universidade de Cuiabá/UNIC. Objetiva investigar as possíveis contribuições do Programa Gestar para a formação de professores dos Anos Iniciais da rede municipal de Cuiabá em exercício, no período de 2001 a 2004, com ênfase na disciplina de Matemática, identificando como os autores tratavam os conteúdos matemáticos com a finalidade de instrumentalizá-los didaticamente na prática docente. A abordagem metodológica da pesquisa centra-se na vertente Histórico-Cultural fundamenta-se nos aportes teórico metodológico de historiadores e autores que contribuem sobremaneira com o objeto de estudo e abordam os conceitos de Apropriação (CHARTIER, 1990); Disciplina Escolar (CHERVEL, 1990); Operação Historiográfica (DE CERTEAU, 2003); o Saber Profissional (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); Cultura Escolar (JULIA, 2001); Formação de Professores (NÓVOA, 2002); Constituição dos Saberes Docente (VALENTE, 2017). No percurso metodológico, as fontes foram constituídas pelos Cadernos do Programa Gestar I de Matemática, composto por Guia Geral, oito cadernos Teoria e Prática (TP), sete cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA), registros oficiais, lista de presença, fotografias, atividades desenvolvidas, identificação e entrevista de professores formadores e cursistas que participaram do Programa Gestar I. Os dados analisados apontam que o material didático articula e fundamenta a constituição de espaços formativos educacionais de contextos diferentes, advindos de significados enraizados no currículo, metodologia, concepções pedagógicas, formação continuada e saberes que vinculam-se as aprendizagens formalizadas no Programa Gestar I. As fontes ainda revelam vestígios das práticas do Programa que se baseiam nas habilidades e competências orientadas pelo Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, entoando ações intrínsecas da disciplina, se desfazendo de práticas de memorização, utilizando a linguagem matemática, símbolos e representação que se une ao pensamento da construção da aprendizagem que parte da prática social do aluno, com o uso de recursos didáticos e estratégias alternativas criadas pelo professor, tornando-se significativas e apropriadas pelos alunos. Outro aspecto perceptível é a consolidação de uma proposta formativa constituída pelos saberes a e para ensinar durante as oficinas e no desenvolvimento dos conceitos matemáticos pelo professor dos Anos Iniciais, como ponto fundamental para institucionalização e profissionalização docente.
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A abordagem metodológica da pesquisa centra-se na vertente Histórico-Cultural fundamenta-se nos aportes teórico metodológico de historiadores e autores que contribuem sobremaneira com o objeto de estudo e abordam os conceitos de Apropriação (CHARTIER, 1990); Disciplina Escolar (CHERVEL, 1990); Operação Historiográfica (DE CERTEAU, 2003); o Saber Profissional (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); Cultura Escolar (JULIA, 2001); Formação de Professores (NÓVOA, 2002); Constituição dos Saberes Docente (VALENTE, 2017). No percurso metodológico, as fontes foram constituídas pelos Cadernos do Programa Gestar I de Matemática, composto por Guia Geral, oito cadernos Teoria e Prática (TP), sete cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA), registros oficiais, lista de presença, fotografias, atividades desenvolvidas, identificação e entrevista de professores formadores e cursistas que participaram do Programa Gestar I. Os dados analisados apontam que o material didático articula e fundamenta a constituição de espaços formativos educacionais de contextos diferentes, advindos de significados enraizados no currículo, metodologia, concepções pedagógicas, formação continuada e saberes que vinculam-se as aprendizagens formalizadas no Programa Gestar I. As fontes ainda revelam vestígios das práticas do Programa que se baseiam nas habilidades e competências orientadas pelo Parâmetro Curricular Nacional de Matemática, entoando ações intrínsecas da disciplina, se desfazendo de práticas de memorização, utilizando a linguagem matemática, símbolos e representação que se une ao pensamento da construção da aprendizagem que parte da prática social do aluno, com o uso de recursos didáticos e estratégias alternativas criadas pelo professor, tornando-se significativas e apropriadas pelos alunos. 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