Humanização das metodologia de ensino na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647 |
Resumo: | A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo. |
id |
Krot_23b5c2adec32db456571898c2b3305c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65647 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Humanização das metodologia de ensino na EJAEJAHumanizaçãoPaulo FreireProfessorA educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo.2023-11-06T19:32:13Z2023-11-06T19:32:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647FIGUEIREDO, Tatiana de Sousaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T19:32:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65647Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T19:32:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T19:32:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
title |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
spellingShingle |
Humanização das metodologia de ensino na EJA FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa EJA Humanização Paulo Freire Professor |
title_short |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
title_full |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
title_fullStr |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
title_full_unstemmed |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
title_sort |
Humanização das metodologia de ensino na EJA |
author |
FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa |
author_facet |
FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Humanização Paulo Freire Professor |
topic |
EJA Humanização Paulo Freire Professor |
description |
A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-06T19:32:13Z 2023-11-06T19:32:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672919793991680 |