Humanização das metodologia de ensino na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647
Resumo: A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo.
id Krot_23b5c2adec32db456571898c2b3305c4
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65647
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Humanização das metodologia de ensino na EJAEJAHumanizaçãoPaulo FreireProfessorA educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo.2023-11-06T19:32:13Z2023-11-06T19:32:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647FIGUEIREDO, Tatiana de Sousaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T19:32:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65647Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T19:32:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T19:32:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização das metodologia de ensino na EJA
title Humanização das metodologia de ensino na EJA
spellingShingle Humanização das metodologia de ensino na EJA
FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa
EJA
Humanização
Paulo Freire
Professor
title_short Humanização das metodologia de ensino na EJA
title_full Humanização das metodologia de ensino na EJA
title_fullStr Humanização das metodologia de ensino na EJA
title_full_unstemmed Humanização das metodologia de ensino na EJA
title_sort Humanização das metodologia de ensino na EJA
author FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa
author_facet FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Tatiana de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Humanização
Paulo Freire
Professor
topic EJA
Humanização
Paulo Freire
Professor
description A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de humanização, tem por fim o preparo do indivíduo e da sociedade para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos que lhes permitam utilizar as possibilidades e vencer as dificuldades do meio, havendo uma compreensão reducionista da categoria mediação, a prática pedagógica perde em complexidade, uma vez que, se não há mediação no sentido pleno, a aprendizagem não se realiza. E na EJA esse quadro se agrava, uma vez que o contingente que constitui a EJA se configura pela história de privação e de cerceamento do acesso aos bens culturais, sociais e econômicos, os quais poderiam garantir àqueles os benefícios decorrentes de sua pertença a uma sociedade afluente. Ao professor do EJA cabe ter esse olhar humanizado no processo contínuo de ensinar e aplicar o ensino para a tentativa em facilitar o processo de ensino aqueles que muito perderam em sua trajetória. Paulo Freire apresenta a alfabetização através da valorização das experiências e vivências do aluno no EJA e através disso desenvolve um método de aproximação onde o aluno pode enxergar mais da sua realidade dentro do ambiente escolar. Possibilitando assim uma ação ativa, moldando as práticas aos alunos e transformando tal aproximação em algo a ser aplicado como meio de conectar se ao seu aluno e participar através da educação de sua transformação e emancipação como indivíduo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T19:32:13Z
2023-11-06T19:32:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672919793991680